Blog Centro Sul

Como armazenar pneus corretamente

Pode parecer algo simples e até estranho de se pensar, mas quando o assunto é armazenar pneus corretamente, espaço está longe de ser a única questão. Afinal de contas, armazenar pneus da maneira incorreta traz diversos prejuízos como deformações, danos à borracha e/ou roda (no caso de pneus montados) e até mesmo incêndios! Portanto, acompanhe este texto e fique por dentro das melhores dicas para armazenar pneus sem preocupações e prejuízos.

Cuidados necessários antes de guardar pneus

Existem algumas medidas importantes que vem antes mesmo de armazenar os pneus de fato. Pense nelas como uma “preparação” para o armazenamento. São formas de você garantir que tanto os pneus quanto o espaço onde eles ficarão estão em ordem e prontos. Confira a lista de cuidados:

Limpeza

O primeiro passo é garantir que os pneus estejam limpos. Mas lembre-se, na hora da limpeza é importante evitar a utilização de produtos que possuam derivados de petróleo em suas fórmulas. Eles podem danificar em vez de preservar! A sugestão é utilizar apenas água e depois secá-los bem.

A razão de indicarmos que você limpe os pneus antes de armazená-los é que, assim, você reduz as chances de oxidação e ainda remove detritos que podem danificar a borracha, como pedrinhas presas entre os sulcos do pneu, por exemplo.

Pequenas pedras sendo removidas dos sulcos do pneu
Pequenas pedras sendo removidas dos sulcos do pneu – Foto: Divulgação

Evite deformações

Ao armazenar os pneus, é importante evitar que eles estejam sob pressão ou tensão. Ou seja, sob o efeito de forças que fiquem os pressionando durante o armazenamento. Deixar os pneus “esmagados” entre outros objetos, ou até entre eles mesmo, pode acabar deformando a borracha com o tempo. Por isto, preste atenção e evite este potencial prejuízo desnecessário.

Pneu com deformação
Pneu com deformação – Foto: Divulgação

Verifique se há infiltração de água no local

Esta dica é importante em diversos sentidos e por vezes pode passa despercebida pelas pessoas. Procure um local de armazenamento que seja seco e livre de infiltração de água. Isto evita mofo e também a proliferação de insetos e outras pragas urbanas. Hoje em dia todos sabemos da importância de evitar criar potenciais focos de reprodução de mosquitos, não é mesmo?

Reduza a calibragem dos pneus montados antes de guardá-los

Quando você for armazenar pneus montados, ou seja, com a roda junto, uma dica excelente é reduzir a calibragem para poupar espaço. Esta redução de calibragem pode ser de 50% a 60% em relação a calibragem padrão. Afinal de contas, estes pneus não precisam estar adequados para rodar, já que serão armazenados.

Saiba mais: Quer aumentar a vida útil dos pneus? A Centro Sul te ensina como

Onde devo guardar pneus?

Como comentamos no começo deste post, espaço não é a única questão que deve ser observada. Quando o assunto é armazenar pneus, você precisa procurar por um local que seja seco, ventilado e livre de incidência solar (principalmente em função dos raios UV). Além disto, é interessante que a temperatura do armazém seja estável, entre 15 ºC e 25 ºC.

Além do espaço físico, também é interessante que você pense em estruturas auxiliares como paletes, estantes ou contêineres metálicos caso tenha uma quantidade grande de pneus para armazenar. Elas ajudam a organizar, poupar espaço e a evitar que os pneus fiquem diretamente em contato com o solo, o que os expõe a umidade e eventuais resíduos.

Depósito com pneus armazenados verticalmente em prateleiras
Depósito com pneus armazenados verticalmente em prateleiras – Foto: Divulgação

Estocagem para períodos curtos

Se você pretende armazenar os pneus por um prazo curto (até 4 semanas), é possível empilhá-los uns sobre os outros. Lembrando, claro, da dica anterior de evitar deixá-los diretamente em contato com o solo. Outra dica importante é que as pilhas não devem ultrapassar 1,20 m de altura.

Estas pilhas devem ser refeitas, invertendo a ordem dos pneus ao término da quarta semana (caso queira prolongar o tempo de armazenamento).

Pilha de pneus sobre palete de madeira
Pilha de pneus sobre palete de madeira – Foto: Divulgação

No caso de pneus montados, o armazenamento deve ser na posição vertical em prateleiras.

Estocagem para períodos longos

Diferentemente dos períodos de armazenagem curtos, quanto você precisa estocar pneus por mais tempo é interessante o fazer de forma vertical e em prateleiras. É importante que estas estruturas estejam, no mínimo, a 10 cm do solo e que você faça rotações mensais nos pneus. Assim você evita deformações.

Por fim, é importante lembrar que o período máximo de estocagem recomendado é de 5 anos após a data de fabricação. Se você tem dúvida, basta conferir o DOT do pneu para calcular este período.

Onde comprar pneus em grande quantidade

Agora que você já sabe como armazenar pneus da maneira correta, também é importante saber onde adquirir os melhores pneus do mercado. A resposta para isto é uma só: na Centro Sul! Nós somos distribuidores de pneus, ou seja, economia, qualidade e quantidade é conosco mesmo.

Além disso, se você está em Porto Alegre ou na Serra Gaúcha, você pode contar com serviços especializados para rodas e pneus na Centro Sul. Aqui você é atendido por uma equipe de profissionais qualificados, além de garantir os melhores serviços e produtos pelos melhores preços!

Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou, caso prefira conversar pessoalmente, confira abaixo os endereços de nossas lojas:

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

Além dos consertos de roda, lembre-se sempre de calibrar seus pneus, fazer o balanceamento, geometria, cambagem e todas as manutenções necessárias para que seu veículo dure mais e não pese mais ainda em seu bolso. Todas essas dicas fazem com que a vida útil do seu pneu aumente.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest