Blog Centro Sul

Aprenda onde descartar pneus velhos corretamente

Aprender onde e como descartar pneus velhos, além de uma atitude ecológica, é quase uma questão de cidadania. Você sabia que cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano no Brasil? O nosso país é o terceiro maior consumidor de pneus do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.

A parte mais chocante disto tudo é saber que cada um destes pneus demoram cerca de 600 anos para se decompor no meio ambiente. Siga conosco que vamos lhe explicar tudo sobre o assunto, bem como qual o melhor destino a ser dado para pneus velhos.

Quais os problemas de descartar um pneu da forma incorreta?

O descarte incorreto de pneus velhos, também chamados de pneus inservíveis, é muito danoso ao meio ambiente em função da borracha, nylon e do aço. Estes componentes levam muito tempo para se decompor na natureza e, além disso, podem acabar entupindo redes de esgoto, contaminando o solo e, até mesmo, leitos de rios.

Porém, o ambiente não é o único prejudicado pelo descarte inadequado de pneus. A saúde pública também pode correr riscos! Os pneus que ficam jogados por aí podem acabar acumulando água e se tornarem berçários de mosquitos. Isto pode cooperar para que ocorram infestações deste inseto e, consequentemente, surtos de doenças transmitidas por eles, como a dengue, zika e chikungunya.

Pneu com água parada acumulada, local perfeito para a proliferação de mosquitos
Pneu com água parada acumulada, local perfeito para a proliferação de mosquitos – Foto: Divulgação

Quais os benefícios em descartar pneus velhos corretamente?

Descartar pneus velhos corretamente é mais do que simplesmente agir corretamente, é uma questão de responsabilidade social e ambiental. Afinal, ficou bem claro quais os impactos negativos que jogar pneus velhos por aí pode ter, não é mesmo?

Pense que ao realizar o descarte adequado de pneus você estará ajudando a preservar o meio ambiente (já que cada um deles custa 600 anos de trabalho para a natureza) e zelando pela saúde de todos!

Onde descartar pneus velhos corretamente?

Alguns pneus velhos podem ser usados na troca por novos. Já aqueles que não se enquadram nessa possibilidade, precisam ser descartados da forma correta. Os locais que aceitam estes pneus são chamados de Ecopontos. Para encontrá-los, a pesquisa no bom e velho Google pode ajudar bastante. Aliás, para ajudar você já adiantamos esta parte, confira:

Ecopontos em Porto Alegre

O site da prefeitura traz muitos endereços de Ecopontos em POA para que você escolha o mais próximo da sua localização. Porém, é importante lembrar que eles aceitam apenas quatro unidades por pessoa a cada dia.

Ecoponto em Caxias do Sul

Para pessoas quem está mais próximo de Caxias do Sul, o Ecoponto da Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) é uma ótima opção, já que juntamente com a ANIP, recolhe pneus velhos e os destina de maneira correta. A Codeca fica na RSC-453 (Rota do Sol), n° 31.382, no bairro Centenário, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 7h às 13h.

Que usos podem ter os pneus velhos?

Se os pneus velhos não servem mais como componentes automotivos, que usos eles teriam? Muitos, na verdade! Inclusive, retornarem às estradas na forma de asfalto, por exemplo.

Os pneus descartados corretamente nos Ecopontos são levados até empresas, ou centrais de reciclagem de pneus, que fazem a separação do material para a produção do asfalto-borracha. O material separado é convertido em pó de borracha, que é misturado com o asfalto comum. Todo esse processo não “apenas” é bom para o meio ambiente, como traz ao asfalto-borracha mais mais resistência, aderência e em torno de 40% mais durabilidade que o asfalto comum.

Outro uso importantíssimo que os pneus velhos podem ter, é na fabricação de pneus remold. O processo de remoldagem do pneu consiste na raspagem das laterais e da banda de rodagem do pneu antigo. No processo da criação do pneu remold é feito o tratamento tanto na superfície da banda de rodagem quanto as laterais da carcaça para a peça poder receber uma nova camada de borracha. O resultado é um pneu mais barato (chegando a custar 50% menos que um pneu novo), já que utiliza menos matéria-prima virgem, e menos agressivo para o meio ambiente.

E como se tudo isso não bastasse, pneus velhos também podem ser utilizados na produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel e até mesmo na produção de metal e carvão preto.

Borracha de pneus velhos após o processo de moagem
Borracha de pneus velhos após o processo de moagem – Foto: Divulgação

Como funciona uma central de reciclagem de pneus?

Como nosso país é um dos maiores consumidores de pneus do mundo, temos o dever de encontrar formas viáveis de reaproveitar os elementos que compõem os pneus. Além da borracha do próprio pneu, em uma central de reciclagem de pneus os funcionários separam outros elementos que também podem ser reutilizados: aço e nylon.

O talão de aço é retirado mecanicamente do pneu por uma máquina. O aço pode ser revendido para fábricas/siderúrgicas e o nylon (retirado quimicamente) pode ser revendido a indústria têxteis. A borracha passa por processos de moagem e termina em diferentes tamanhos, cada um com um propósito diferente.

Existem diferentes processos dentro de uma central de reciclagem de pneus:

  • Mecânico-químico: É a junção do processo químico e da moagem do pneu, que consegue desvulcanizar os resíduos de um pneu;
  • Microondas: Converte o pneu já utilizado em gasolina, diesel, metal, carvão preto, etc;
  • Ultrassom: Um ultrassom é aplicado na borracha enquanto é extrudida, ficando macia. Desta forma ela pode ser moldada e utilizada para a fabricação de novos produtos;
  • Pyrolysis: A borracha do pneu velho é aquecida em um forno fechado. Com isto ela é derretida e transformada em matéria prima novamente.

Posso ganhar dinheiro com esses pneus inservíveis?

Ganhar dinheiro com pneus inservíveis parece algo estranho de se dizer, não é mesmo? Mas ainda assim, é plenamente possível. Caso o pneu não possa mais ser utilizado para a fabricação de pneu remold e não tenha um Ecoponto por perto, você ainda pode utilizar os pneus velhos para confeccionar diversos objetos diferentes.

As possibilidades vão desde peças de artesanato, vasos para plantas, brinquedos e balanços, até camas para seus animais de estimação. E a parte mais bacana disto tudo, é que estes produtos podem ser comercializados. Ou seja, além de um novo uso para o pneu velho, você ainda pode ganhar dinheiro com ele. Sua criatividade é o limite!

Cama para cachorro feita com pneu velho
Cama para cachorro feita com pneu velho – Foto: Divulgação

Como usar pneus velhos na troca por pneus novos

Com mencionamos anteriormente, outra maneira de fazer o descarte adequado de pneus velhos é fazendo a troca por um pneu remold. E o melhor local para fazer isso é na Centro Sul Distribuidora de Pneus. Além de ajudar a diminuir o descarte dos pneus e preservar o meio ambiente, aqui você adquire um produto com certificado no Inmetro e com a qualidade das borrachas Vipal. Entre em contato conosco pelo Whatsapp para saber mais, ou venha nos visitar em nossas lojas! Confira abaixo os endereços.

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest