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5 sinais de que você precisa trocar os pneus

Trocar os pneus do carro é uma rotina na vida de todo motorista. Seja com ou sem a ajuda de terceiros, com menor ou maior frequência, todo condutor acaba fazendo uma troca de pneus em algum momento. A importância de manter os pneus sempre em dia para garantir maior segurança ao dirigir é quase que uma verdade universal.

Até quem vai comprar um carro seminovo ou usado sempre dá uma olhada nos pneus pra avaliar se estão em bom estado. E quando estão muito gastos, muitas vezes nem sai negócio, não é mesmo? Por ser a única parte do carro que fica diretamente em contato com o solo, o pneu precisa estar sempre em bom estado e em plenas condições de rodagem.

Como saber se o pneu ainda está bom?

Esta é a primeira e a principal dúvida quando o assunto é trocar os pneus do carro. Muitas pessoas não sabem quais o quê deve ser observado para conferir se os pneus ainda tem condições de rodar com segurança. Mas existe um grupo de características que servem como “pistas” para identificar se o pneu ainda está bom para rodar ou não. Por isso, neste post, iremos abortar os 5 sinais de quando os pneus devem ser substituídos. Siga com a gente e descubra!

Sinais de que você precisa trocar os pneus

Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes. Todos estes são fatores que influenciam fortemente na hora de tomar a decisão de trocar os pneus.

Imagem ampliada dos sulcos e ranhuras de um pneu
Imagem ampliada dos sulcos e ranhuras de um pneu – Foto: Divulgação

Outras características, porém, não são tão “claras” e geram dúvidas, como saber se o pneu tem prazo de validade, por exemplo. Na lista a seguir você irá entender melhor e com mais detalhes cada um destes sinais:

1. Desgaste irregular

O desgaste do pneu é algo natural, nenhum irá durar para sempre. Porém, se notar que apenas um pneu está se desgastando, enquanto os outros estão menos desgastados, é sinal de que pode existir um defeito no carro e é a hora certa de trocar o pneu e fazer uma revisão para identificar a causa. Geralmente, os motivos podem ser a falta de cambagem, geometria, calibração do pneu, sobrecarga, falta de rodízio etc.

Homem verificando condições dos pneus de um carro
Homem verificando condições dos pneus de um carro – Foto: Divulgação

2. Altura dos sulcos (TWI)

Quando o TWI está abaixo do indicado, está na hora de trocar o pneu do carro. O TWI significa Tread Wear Indicator, ou “Indicação de Desgaste de Banda”. Quando esse indicador está no nível da banda de rodagem, a altura dos sulcos ficará abaixo de 1,6 milímetro, o que significa que o pneu está “careca”.

Destacamos que andar com o pneu nessas condições é considerado uma infração grave e o motorista pode ser autuado com multa e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Tread Wear Indicator (TWI)
Tread Wear Indicator (TWI), ou Indicação de Desgaste de Banda.

Saiba mais: Como ler as medidas do pneu corretamente

3. Teste da Moeda

Esse teste surgiu para substituir o TWI (Tread Wear Indicator). Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.

4. Surgimento de bolhas, furos ou cortes

Existem muitos imprevistos nas estradas. Buracos, colisões com o meio fio ou até mesmo um prego no caminho. O importante é saber que sempre que acontece algum problema com os pneus, seja bolha (se estourar, as chances de que um acidente grave aconteça serão grandes), rasgos ou furos, a decisão ideal é substituí-los imediatamente.

Destacamos que a estrutura do pneu não aceita muito bem reparos, podendo acontecer algum deslocamento e colocando a sua segurança em risco. Portanto, não é indicado nenhuma tentativa de consertar um pneu avariado nas laterais. Isso só vai trazer riscos pra você.

Saiba mais: Quais os problemas de deixar o carro no sol?

5. Prazo(s) de validade do pneu

Pneu tem prazo de validade? Pois é, essa questão é alvo de muita controvérsia. Embora pneus não tenham um prazo de validade oficial, existem dois períodos que indicam o tempo de uso sugerido para um pneu.

O primeiro prazo é de 5 anos após a data de fabricação. A razão para isto está na química dos componentes. O composto de borracha, presente no pneu, mantém suas características originais por até 5 anos após a sua fabricação. A partir do sexto ano este composto já começa a apresentar deterioração (usando ou não usando) e o pneu a perder características. A aderência no asfalto diminui e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade e segurança que um pneu novo ou com até 5 anos.

Porém, mesmo com essas mudanças, um pneu ainda pode ser usado até um prazo máximo de 10 anos, contanto que esteja em boas condições, com a manutenção e serviços como balanceamento, geometria e calibragem em dia.

Importante: mesmo que o TWI não tenha sido atingido, o ideal é sempre substituir os pneus a cada 10 anos, no máximo!

Como identificar a data de fabricação de um pneu?

Para saber qual a data de fabricação de um pneu, você pode procurar o código DOT, que é impresso na lateral do pneu. Esse código é geralmente composto por uma combinação de números e letras. Os últimos quatro dígitos indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. Ou seja, se você encontrar os números “0324” no final do código presente na lateral de um pneu, significa que ele foi fabricado na terceira semana do ano de 2024.

Saiba mais: Como aumentar a vida útil dos pneus

Como trocar um pneu furado do seu carro

A primeira coisa que você precisa fazer é procurar um local seguro e nivelado para estacionar o seu veículo. Agora, vamos a um passo a passo simples sobre como trocar um pneu furado:

  1. Utilizando a chave de roda, afrouxe as porcas da roda onde o pneu que precisa ser trocado está;
  2. Em seguida, é preciso levantar o veículo com o macaco hidráulico;
  3. Somente após levantar o veículo, remova completamente as porcas;
  4. Remova o pneu furado;
  5. Colocar o pneu sobressalente (estepe) no lugar, inserindo e firmando as porcas de forma cruzada;
  6. Abaixe o veículo;
  7. Apertar as porcas completamente.

Pronto, agora é só guardar o pneu furado e as ferramentas. Mas lembre-se, antes de voltar para a estrada é importante !

Homem utilizando chave de roda para apertar porcas da roda
Homem utilizando chave de roda para soltar as porcas da roda – Foto: Divulgação

Onde trocar os pneus com economia e segurança?

Ainda ficou com alguma dúvida? Então passe na Centro Sul que nossa equipe especializada está sempre à disposição para atender você com atenção e eficiência. Inclusive se a pergunta for se está na hora certa de trocar os pneus do seu veículo.

Aqui você garante os melhores preços, produtos e serviços. Aliás, nossas distribuidoras vendem pneus com CERTIFICADOS DO INMETRO e com 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Venha nos visitar ou nos mande um Whatsapp e garanta os melhores produtos e serviços especializados para pneus!

Confira abaixo os endereços de nossas lojas:

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

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