Blog Centro Sul

Afinal, qual a diferença entre alinhamento, geometria e balanceamento

Saber a diferença entre alinhamento, geometria e balanceamento é exclusividade de poucos motoristas. Nós aqui, da Centro Sul, especialistas em pneus, vamos te explicar em detalhes para você tirar de vez suas dúvidas e saber onde e quando solicitar estes serviços. Vamos lá?

Alinhamento de Rodas

O alinhamento de roda é um serviço muito importante. Serve para desentortar suas rodas (tanto as rodas de liga quanto as rodas de ferro) e, assim, garantir que o balanceamento realizado seja eficaz, evitando trepidações na direção e melhorando a aparência das rodas.

As rodas podem estar com danos estruturais ou estéticos. Quando o amassado é interno (estrutural) é mais complicado de identificar, mas quando trocamos o pneu, o mecânico deve sinalizar a necessidade do desempeno. Contudo, se você estiver com um dano na roda, também pode ser observado no alinhamento do volante, pois esse alinhamento costuma ficar prejudicado.

CUIDADO: se caso o estrago for grande (<5mm), pode causar até a perda do controle do veículo. Então, é necessário muita atenção.

Balanceamento

Esse serviço é essencial para o conforto e manutenção do carro e dos pneus. Quando o balanceamento não é realizado, ou o serviço é mal feito, pode ocorrer vibração do veículo (no volante, piso, bancos etc.) e também pode causar barulhos desagradáveis.

O balanceamento é uma compensação da distribuição de massas no conjunto de pneu/roda através da aplicação de pesos de chumbo. Quando uma roda está desbalanceada, o mecânico fixa um peso de chumbo na roda para que a distribuição da massa do veículo volte a ser uniforme.

Quando deve ser feito o balanceamento

O balanceamento deve ser realizado sempre que o pneu é trocado e/ou a partir de 5.000 km rodados desde a última realização do procedimento.

Geometria

O objetivo da geometria é ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que a mesma fique reta em relação ao solo e paralelas entre si.

Tipos de geometria

Existem três tipos de geometria: óptica, a laser e a 3D, sendo a última a que possui mais precisão. Confira as características de cada tipo:

  • Geometria Óptica: mais antiga, é realizada com canhões de luz, projetando feixes luminosos em um painel que indica como está o alinhamento das rodas;
  • Geometria a Laser: neste tipo, os canhões de luzes são substituídos por projetores a laser, dando um pouco mais de precisão em relação à geometria óptica;
  • Geometria 3D: a tecnologia 3D de geometria fornece um nível de precisão de alinhamento do veículo muito maior. Por isso, inclusive, que este é o tipo de geometria que oferecemos nas lojas da Centro Sul. Na geometria 3D o sensor lê a posição de um refletor que é colocado em cada roda, mostrando o desenho 3D da parte do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Através destes dados de leitura de variações que os técnicos fazem ajustes precisos para devolver ao veículo o seu alinhamento ideal.

Quando realizar geometria

O procedimento, também conhecido como alinhamento do veículo (diferente do alinhamento de rodas explicado acima), deve ser realizado a cada revisão que o fabricante determina, a partir dos 5.000 km rodados ou sempre que ocorrer colisões contra objetos grandes, como pedras, guias ou buracos. A necessidade de realizar a geometria também pode ser observada nos pneus, visto que o desgaste irregular dos mesmos, principalmente nas bordas, pode ser um sinal de desalinhamento.

Desgaste de pneu sem geometria
Exemplo de desgaste irregular que pode ser ocasionado pelo desalinhamento do veículo.

Como saber qual o serviço necessário?

Vamos explicar de forma bem prática:

  • Se a sua direção está trepidando, você precisa revisar o balanceamento;
  • Se a direção do veículo está “puxando”, então precisa fazer geometria.

Lembramos que esses dois processos ajudam tanto a minimizar o desgaste dos pneus quanto a fazer os mesmos desgastarem por igual, aumentando a sua vida util. Você pode ler mais sobre o tema em nosso post sobre como aumentar a vida útil dos pneus.

Onde encontrar serviços de alinhamento, geometria e balanceamento?

Se você mora no RS, na região da capital ou na Serra Gaúcha, pode contar com a Centro Sul Distribuidora de Pneus. Temos lojas em POA e Caxias do Sul. Confira:

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest