Blog Centro Sul

Tudo o que você precisa saber antes de lavar o carro

Lavar o carro pode até parecer uma tarefa super simples, mas você sabia que existem detalhes e cuidados específicos que são indicados na hora de higienizar o seu veículo? Acompanhe este texto e fique por dentro de diversas dicas e técnicas para deixar o seu carro limpo e impecável, sem comprometer a integridade dos componentes!

Como lavar o lado de fora do carro

A primeira coisa que você precisa considerar é se o carro está na sombra. E isso não é apenas para que você fique confortável, mas para evitar que a espuma ou a água sequem antes da hora. Se você lavar seu carro no sol, a secagem prematura pode ocasionar manchas na pintura. Fora que o sol faz com que a água evapore mais rápido, o que atrapalha na limpeza.

Quais os materiais indicados para lavar o carro?

Agora é hora de preparar os materiais. Separe dois baldes cheios d’água, um será utilizado para o enxague e outro será utilizado para misturar o detergente (de preferência específico para carros). Além disto você precisará de escovas para os pneus, uma esponja macia e panos para a hora de secar.

Falando em panos, evite os que são sintéticos, eles podem acabar danificando a pintura do seu carro. É melhor optar por panos de microfibra ou algodão. Já no caso da esponja, opte por esponjas grandes, bem macias, e jamais arrisque utilizar o lado escuro de esponjas de cozinha.

Nunca utilize vassouras na lataria. Por mais “macia” que seja a vassoura, as cerdas pode arranhar a pintura.

Homem arriscando arranhar a pintura ao utilizar uma vassoura para lavar seu carro – Foto: Divulgação

Lavando o exterior do carro

O próximo passo é utilizar uma mangueira (sem muita pressão para evitar danos à pintura) para remover a sujeira mais grossa e “amolecer” o restante. Feito isto, é chegada a hora de utilizar a esponja e o balde com água e detergente. Lembrando que nesta hora você sempre começa da parte de cima do carro, deixando a parte de baixo e os pneus por último. Outra dica super importante é sempre ir enxaguando as partes que você acabou de limpar, assim você evita que o detergente seque e manche a lataria.

As rodas e pneus ficam sempre por último!

Como comentamos antes, as rodas e pneus serão as últimas coisas a serem lavadas. Afinal de contas, é lá que a sujeira mais grossa fica localizada. É por isto que você jamais deve começar por estes componentes na hora de lavar seu automóvel. Já pensou se uma pedrinha fica presa na esponja e você decide esfregar a lataria em seguida? Desastre e prejuízo na certa!

Homem lavando as rodas do seu carro
Homem lavando as rodas do carro. Aqui a vassoura pode ser utilizada para auxiliar na limpeza das rodas. – Foto: Divulgação

Como limpar o lado de dentro do carro

Na hora de limpar o interior do seu carro é importante ter bastante atenção e cuidado, afinal, existem diversos encaixes, botões e componentes delicados. Qualquer deslize pode terminar em riscos, manchas ou outros tipos de estrago. É por isto que preparamos diferentes sessões para cada parte do interior do veículo, assim você garante a higiene enquanto preserva seu carro.

Comece limpando o teto do carro

Da mesma maneira que você fez do lado de fora, fará do lado dentro, ou seja, começará pelo teto! A razão disto é que a sujeira que se soltar do forro cairá sobre o restante da cabine. Portanto, é mais produtivo começar por ele para evitar retrabalhos.

Inicie a limpeza do teto do carro removendo o acúmulo de sujeira e poeira com uma escova (que seja bem macia) ou com um pano seco. O próximo passo requer que você utilize uma solução de água, detergente neutro e desinfetante dentro de um borrifador para cobrir toda a superfície do teto do carro. Mas lembre-se, utilize o borrifador com cuidado para que a substância não entre em seus olhos e mantenha as portas abertas para não inalar o produto! Ao mesmo tempo que você aplica a solução, utilize o pano seco para removê-la. Tome cuidado para não esfregar a superfície, pois isso pode danificar o material.

Como limpar os painéis do carro

Na hora de limpar os painéis do carro é importante que você utilize apenas produtos específicos para esta finalidade. O plástico é sensível e pode manchar e ressecar caso substâncias impróprias sejam aplicadas. É por isso que você deve evitar produtos que tenham em sua composição óleos como o silicone, já que elas danificariam o polímero que compõe os painéis.

Painéis automotivos sendo higienizados
Painéis automotivos sendo higienizados – Foto: Divulgação

Como limpar os bancos do carro

A forma de higienizar e cuidar dos bancos automotivos varia de acordo com o material do qual é feito o estofamento. No caso de bancos de tecido, a limpeza é um pouco mais simples. Basta utilizar um aspirador para remover partículas e uma solução de água e sabão neutro acompanhada de uma escova de cerdas macias.

Porém, caso você tenha bancos de couro no seu carro, é preciso ter cuidado com os produtos utilizados e lembrar de manter a hidratação sempre em dia para evitar ressecamento e rachaduras. Embora a limpeza seja mais prática e fácil em comparação ao processo utilizado em bancos de tecido, o cuidado aqui deve ser maior.

Este é um tópico tão importante que temos um post falando especificamente dos cuidados que você deve ter com o estofamento dos bancos do seu carro. Clique no link ao lado e confira as orientações na íntegra.

Como limpar os vidros do carro

Aqui as coisas são mais fáceis e simples. Basta utilizar o mesmo método de limpeza que é utilizado nos vidros da sua casa. Ou seja, não utilize nada que seja abrasivo. Utilize apenas panos macios e se certifique que toda a sujeira mais grossa tenha sido removida previamente. Assim você evita riscos.

Veja também: Tire suas dúvidas antes de escolher a película automotiva para os vidros do seu carro

Como limpar os filtros do ar-condicionado do carro

Você sabia que a limpeza dos filtros de ar-condicionado do carro é algo muito importante? Caso este procedimento seja deixado de lado, um acúmulo de resíduos e ácaros pode acabar acontecendo. Isto pode ocasionar (ou desencadear) reações alérgicas desagradáveis.

Lembre-se de fazer a limpeza do filtro do ar-condicionado, também conhecido como filtro de cabine, sempre que lavar o carro, já que é ele o responsável por filtrar o ar e é nele que a maioria dos detritos ficam retidos. Ao fazer esta limpeza, verifique se o filtro encontra-se em boas condições. Caso aparente estar danificado ou com sujeira impregnada, considere a troca. A recomendação é que o filtro de cabine seja substituído anualmente ou a cada 15 mil quilômetros (a depender do tipo de terreno onde o carro trafega regularmente). Caso tenha dúvidas onde encontrar este filtro, consulte o manual do seu veículo.

Processo de higienização de ar-condicionado automotivo
Processo de higienização de ar-condicionado automotivo – Foto: Divulgação

Limpeza do motor é recomendável? Como fazer?

Quem é que nunca abriu o capô de um carro e se deparou com uma montanha de poeira e sujeira em cima do motor? Pois é, isto não é bom! Manter o motor do seu carro devidamente higienizado garante que os componentes como filtros funcionem melhor, além de aumentar a durabilidade do óleo. Mas a pergunta é, de quanto em quanto tempo devemos realizar esta limpeza? Se você circula mais em vias urbanas, recomendamos que você faça esta limpeza a cada dois anos. Caso seu carro trafegue regularmente em estradas de terra, uma limpeza anual é uma boa pedida.

A próxima pergunta é: como fazer a limpeza do motor? Este serviço deve ser realizado apenas por pessoas devidamente qualificadas e em estabelecimentos de confiança. Lidar com o motor do seu veículo é assunto muito sério. Evite prejuízos e danos desnecessários, não tente fazer isto em casa.

Lavar muito o carro danifica ou gasta a pintura?

A verdadeira questão que você deve observar não é tanto a frequência, mas a maneira e os produtos utilizados na lavagem. Veja bem, ao utilizar materiais abrasivos ou inadequados, você pode danificar a pintura e demais componentes do automóvel. Isto também é verdade no caso de produtos químicos que não sejam recomendados para esta finalidade. Você pode acabar manchando a lataria ou os painéis, por exemplo.

Carro com a pintura totalmente danificada
Carro com a pintura totalmente danificada – Foto: Divulgação

Cuidados ao levar seu carro para lavar

Se você não tem tempo, ou simplesmente prefere a comodidade de ter seu veículo higienizado em estabelecimentos especializados, a recomendação é que você tenha muita atenção e cuidado na hora de escolher o local que realizará este serviço. Afinal de contas, o carro é um bem patrimonial (muitas vezes até mesmo afetivo) e é importante deixar ele aos cuidados apenas de profissionais de confiança.

Aliás, este cuidado deve ser mantido não só com a lavagem do carro, mas com todos os serviços e produtos adquiridos. Como na hora de cuidar dos pneus, por exemplo. Tão importante quanto ter um carro limpo, é ter pneus que estejam em boas condições de trafegar. Afinal, além de estética, os pneus afetam a segurança de todos os usuários das vias públicas.

É por isto que para ter os melhores pneus e os melhores preços a dica é: vá agora mesmo até a  Centro Sul Distribuidora de Pneus. Entre em contato conosco pelo Whatsapp para saber mais, ou venha nos visitar em nossas lojas! Confira abaixo os endereços.

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest