Blog Centro Sul

Tire suas dúvidas antes de escolher a película automotiva para os vidros do seu carro

A película automotiva para vidros traz benefícios que vão muito além da questão estética. Além de conforto para os olhos, amenizar o calor e até mesmo economizar no ar-condicionado, você ainda garante uma maior segurança e privacidade. Porém, é preciso ter cuidado ao escolher qual a película que você irá adquirir. Afinal, existem diferentes tipos de película. Algumas podem não ser as mais adequadas para o seu carro, ou pior, podem nem ser permitidas por lei! Portanto, acompanhe este texto e tire todas as suas dúvidas sobre películas para vidros automotivos.

Conforto para os olhos

Quem é que nunca precisou franzir o rosto para conseguir enxergar melhor em um dia de muito sol? Se ao andar na rua isto já é incômodo, dirigindo isto se torna muito pior, pois ter a visão prejudicada ao conduzir um carro aumenta as chances de acidentes. É por isto que a redução da luminosidade que se obtém com uma película automotiva para vidros é tão importante. Com elas você garante um maior conforto para sua visão naqueles dias em que o sol parece que vai derreter os seus olhos!

Benefícios térmicos

Bloquear a luminosidade não é tudo que uma película é capaz de fazer. Existem alguns tipos de películas que apresentam uma tecnologia especial que ajuda a bloquear o calor e os raios solares! Ou seja, parte do calor que vem do sol, não entra no seu carro. Fora isto, ao bloquear parte dos raios solares, as películas ainda ajudam a cuidar da saúde da sua pele. Esta capacidade de proteção solar é extremamente importante, afinal de contas, o sol é um dos maiores inimigos do seu carro!

Luminosidade solar sendo refletida em um vidro que possui película aplicada
Luminosidade solar sendo refletida em um vidro que possui película aplicada – Foto: Divulgação

Economizar com o ar-condicionado

Como a película automotiva para vidros tem a capacidade de impedir que parte do calor do meio externo entre em seu veículo, isto coopera para que o interior do seu carro não fique tão quente e você não precise utilizar tanto o ar-condicionado. Portanto, aplicar películas nos vidros do seu carro ajuda você a economizar no uso de ar-condicionado automotivo!

Segurança e privacidade

Infelizmente vivemos em um mundo onde existem pessoas que praticam crimes como vandalismo, furtos, assaltos e, até mesmo, sequestros. Nestes momentos é muito melhor prevenir do que qualquer outra coisa. É por isto que ao aplicar películas que impedem que outros vejam quantas pessoas existem no seu carro, ou até mesmo, o que você carrega dentro dele, podem desencorajar tais atos criminosos. Além de fomentar maior privacidade, películas automotivas para vidros também ajudam na sua segurança!

Tipos de películas

Algumas podem até parecer semelhantes, praticamente iguais umas às outras. Porém, você sabia que existem vários tipos diferentes de película automotiva para vidros? É isto mesmo, não são todas iguais e nem todas têm os mesmos propósitos. É por isso que separamos uma lista com os 5 tipos mais populares de películas para vidros automotivos. Acompanhe:

Película automotiva para vidros, prestes a ser aplicada
Película automotiva para vidros, prestes a ser aplicada – Foto: Divulgação

Películas tradicionais (tintadas)

Este tipo de película é fabricado a partir de um filme tingido. O material utilizado é mais simples que os demais tipos de película, fora que também é menos espesso. Isto acaba por garantir uma camada de proteção mais fina para os vidros do seu carro. Os níveis de transparência das películas tintadas variam de 5% a 35%.

A utilização deste tipo de película é voltada para reduzir o quanto pessoas de fora conseguem ver do lado de dentro do seu carro. Ou seja, garantem mais privacidade e até mesmo segurança. Porém, seu propósito acaba por aí. Elas não possuem capacidade de redução térmica ou filtro para raios UV. Fora isto, a sua durabilidade também não é muito grande.

Películas de poliéster

As películas de poliéster possuem alta resistência química e mecânica, afinal, são compostas por uma resina polimérica e não por um filme. Além destas qualidades, este tipo de película possui uma maior flexibilidade e, diferente do tipo tradicional, oferece proteção contra os raios ultravioleta e infravermelhos. Ou seja, sua saúde (e o interior do veículo) agradecem! Fora estes benefícios, as películas de poliéster também oferecem segurança e privacidade para os ocupantes do veículo, já que dificultam a visão de quem está do lado de fora do carro.

Películas antivandalismo

Se você está procurando por uma película que seja focada em oferecer maior segurança, a película antivandalismo é a sua escolha! Como ela é composta por várias camadas de poliéster, este tipo de película deixa os vidros laterais muito mais resistentes contra quebra. Ou seja, você tem uma maior proteção contra roubos e furtos, já que o potencial meliante terá mais trabalho para quebrar o vidro do seu carro.

Outro fator importante de ser mencionado é que, em caso de colisões, a película antivandalismo impede que o vidro se estilhace. Isto pode parecer pouco, mas acredite, vidro estilhaçado na hora de um acidente pode acarretar em diversas complicações como ferimentos e lacerações! Portanto, quando o assunto é segurança, definitivamente a película antivandalismo é uma excelente escolha.

Carro com vidro estilhaçado
Carro com vidro estilhaçado – Foto: Divulgação

Películas de nano cerâmica

Cansou de passar tanto calor dentro do seu carro? Então as películas de nano cerâmica vieram para salvar você! A tecnologia inovadora deste tipo de produto permite que a película se comporte como um isolante térmico que retém até 90% dos raios de calor! Ou seja, reduz o calor e a entrada de raios UV no interior do seu carro.

Mas os benefícios da película de nano cerâmica não param por aí. Elas também oferecem uma camada de proteção contra estilhaços, um acabamento sutil e excelente luminosidade. Portanto, quem pensava que elas ofereciam apenas equilíbrio térmico, se enganou! As películas de nano cerâmica são bem completas e ainda costumam vir com garantia.

Películas de alta performance

Bom, como o nome sugere, já dá para imaginar que estamos falando de um tipo extremamente completo de película, não é mesmo? O processo de fabricação das películas de alta performance garante que elas tenham uma maior resistência, além de oferecer proteção de 90% contra raios ultravioleta e possuírem uma capacidade de absorção de calor de 60%. Este tipo de produto ainda conta com benefícios como:

  • Oferecem maior proteção contra vandalismo e furtos;
  • Ajudam a prevenir câncer de pele;
  • Não deixam que o vidro se estilhace em caso de quebra;
  • Oferece privacidade para os ocupantes do carro ao reduzir o quanto quem está do lado de fora enxerga;
  • Por bloquear parte do calor externo, faz com que o ar-condicionado não precise ser tão utilizado, ou seja, ajuda a economizar energia;
  • Melhoram a estética e valorizam o veículo como um todo.

Quais as películas permitidas por lei?

Já ficou claro que a película automotiva para vidros possui diversos benefícios. Porém, é importante lembrarmos que existem leis que regulamentam algumas características, que definem o que é e o que não é permitido. Aliás, vigorou no dia 02 de janeiro de 2023, a Resolução nº 989/2022. Ela estabelece que as películas precisam ter uma transparência de 70% nos vidros em que o condutor precisa de máxima visibilidade. Ou seja, isto se aplica aos vidros do para-brisa e os laterais dianteiros. Caso você não esteja de acordo com as regulamentações, corre risco de levar multa e ter o seu veículo retido!

Manutenção e cuidados com as películas

Bom, agora que você já está sabendo dos tipos, benefícios e da lei, é preciso também prestar atenção nos cuidados com as películas. Pensando nisto, preparamos uma lista com alguns cuidados e recomendações para que você proteja e aumente a vida útil do seu investimento:

Umidade sendo utilizada no processo de aplicação de película
Umidade sendo utilizada no processo de aplicação de película – Foto: Divulgação
  • Após a aplicação da película, não as limpe por 30 dias;
  • Após a aplicação da película, não abra os vidros do seu carro por 48 horas;
  • Após a aplicação você pode notar áreas escuras ou manchas. Isto é normal, afinal o processe de aplicação utiliza umidade. Com a secagem natural a aparência das películas voltarão ao normal;
  • Quando for limpar suas películas, não utilize materiais abrasivos como escovas, a parte “dura” da esponja, palhas de aço e afins;
  • Na hora de lavar a película, utilize apenas um pano macio, água e/ou sabão neutro;
  • Limpe periodicamente as películas, assim você aumenta a vida útil do produto;
  • Não aplique nada sobre a película (adesivos, fitas, GPS ou qualquer equipamento), isto pode danificar sua estrutura;
  • Não limpe os vidros enquanto eles estiverem quentes. Opte por realizar a limpeza em temperaturas mais amenas. Isto ajuda a evitar danos por abrasão;
  • Não utilize ferramentas ou materiais que possam cortar, marcar ou perfurar a película. Além de causar danos, provavelmente você perderá a garantia.
Homem lavando vidro com película aplicada
Homem lavando vidro com película aplicada – Foto: Divulgação

Cuide também dos pneus do seu veículo

Lembre-se, todo e qualquer componente do seu carro precisa de cuidados e atenção. E os pneus são uns dos mais importantes itens de um veículo. Assim como uma película em bom estado pode trazer diversos benefícios, os pneus do seu carro também. Portanto, quando o assunto for pneu, venha até a Centro Sul Distribuidora de Pneus para garantir os melhores produtos, serviços e preços! Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou visite uma de nossas lojas para saber mais:

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest