Blog Centro Sul

Quais os problemas de deixar o carro no sol?

Quem é que nunca sentiu o calor escaldante de entrar em um carro que ficou parado no sol, não é mesmo? Mas será que isto é um problema só para nós, que sentimos o calor, ou o próprio carro também “sofre” com isto? Se você é como a gente e sente aquela dorzinha no coração quando tem que deixar o carro no sol, esse texto vai mostrar que este incômodo no peito tem fundamento!

Acompanhe e descubra os danos reais que a exposição ao sol pode causar ao seu veículo.

A radiação solar e seus efeitos

Primeiramente, é importante entendermos quais os tipos de radiação emitidas pelo sol. O “astro rei”, como também é chamado, emite raios “IF” (infravermelhos) e raios “UV” (ultravioletas). Estes tipos de radiação podem danificar objetos materiais e, também, a nossa pele, principalmente após longos períodos de exposição. Alguns dos efeitos que podemos sofrer em nossos corpos são: envelhecimento precoce, rugas, manchas, queimaduras e até mesmo melasma e câncer de pele! E como estar exposto ao sol, é estar exposto à estes tipos de radiação, é preciso ter cuidado.

Quais os problemas de deixar o carro no sol?

O sol tem a capacidade de “envelhecer” e danificar tudo o que fica exposto a ele por muito tempo. Ou seja, assim como a nossa pele, os materiais que compõe o seu carro também serão danificados se ficarem muito tempo sob a luz e a radiação solar. Abaixo, tratamos dos potenciais danos que a exposição solar pode causar ao seu veículo.

Sol danifica a pintura

Se pararmos para pensar, podemos dizer que a pintura do carro é como se fosse a pele do nosso corpo, pois é a camada mais externa, a que fica mais exposta. E quando se trata de luz solar, já ficou claro que quanto mais tempo sob ela, pior, não é mesmo? No caso da pintura do seu veículo, esta exposição pode causar descoloração, manchas e, até mesmo, perda de brilho. Ou seja, deixar o carro no sol prejudica tanto a aparência, quanto o valor de mercado do veículo.

Danos do sol à pintura automotiva
Pintura automotiva sem brilho, exposta ao sol – Foto: Divulgação

Efeitos do sol nos painéis do carro

Se você acha que só é afetado o que está do lado de fora do carro, se enganou. Infelizmente a luz solar afeta até mesmo o que está do lado de dentro do veículo. Os painéis, por exemplo, além de sofrerem com a luz e a radiação, ainda passam por um efeito estufa por estarem “trancados” no interior da cabine, que pode chegar até 80ºC!

Isto faz com que os componentes plásticos do interior do seu carro se desgastem mais rápido e fiquem com uma aparência ressecada. Além disto, deixar o carro no sol faz com que estas peças acabem perdendo a pigmentação, maleabilidade e podem até mesmo se tornarem mais rígidas e cortantes.

O sol pode causar danos ao estofamento

Como você pode já ter visto em nosso post sobre estofamentos de tecido e couro, o sol é um dos grandes inimigos do estofamento automotivo. Deixar seu carro no sol pode fazer com que os bancos de tecido do seu carro fiquem amarelados, manchados ou despigmentados. Já no caso de bancos de couro, o ressecamento pode causar fissuras e rachaduras que além de feias, trazem um belo prejuízo.

Banco de couro rachado/ressecado
Banco de couro rachado/ressecado – Foto: Divulgação

O sol danifica as borrachas e pneus do veículo

Infelizmente os danos causados pela exposição ao sol não param na pintura e nos componentes plásticos. As borrachas e até mesmo os seus pneus também estão na lista de vítimas do sol!

O aquecimento excessivo pode causar a vulcanização das borrachas de vedação de portas, de fixação dos vidros e dos limpadores de para-brisa. Além de ressecá-los, a exposição prolongada ao sol pode fazer com que estes itens de borracha se deformem e tenham suas funcionalidades prejudicadas. Processo semelhante ocorre nos pneus, que em função do sol, superaquecem, enrugam e têm suas funcionalidades reduzidas.

Dicas para proteger seu carro do sol

Agora que você já está por dentro dos possíveis danos causados por deixar o carro no sol, é importante aprender a evitar que eles ocorram. Para isto preparamos algumas dicas rápidas e práticas para minimizar o impacto que a luz solar e o calor têm sobre seu veículo. Confira!

Carro exposto ao sol
Carro exposto ao sol – Foto: Divulgação

Preste atenção no horário do dia e nas sombras

Pode parecer bobagem, mas mesmo esta dica super simples pode ter um tremendo impacto da durabilidade e preservação do seu carro. O horário de maior incidência de raios potencialmente nocivos é das 10h às 15h. Neste período, principalmente no verão, a luz natural está mais carregada de raios UV que podem danificar seu carro. Portanto, ao estacionar, preste atenção no horário do dia e procure por vagas com sombras nestes períodos.

Vale mencionar que caso o veículo fique parado por um longo período, por mais que o local onde você estacionou tenha sombra naquele momento, com o passar do tempo pode ser que isto mude. Ao longo do dia, em função do movimento da terra, as sombras projetadas vão sendo alteradas. Existe uma grande diferença entre estacionar seu carro na área que está por receber sombra em breve e estacionar na área que deixará de estar na sombra logo em seguida. Fique atento!

Películas nos vidros protegem o interior do carro contra o sol

Não é só uma questão estética. Aplicar películas nos vidros do seu carro, além de reduzir o desconforto com a luminosidade na hora de dirigir sob sol forte, também ajudam a proteger o interior do veículo contra a incidência solar e o calor excessivo. Se você investir em uma película de alta performance, pode ter uma redução de até 99% dos raios UV e 80% do calor dos raios IF! Porém, lembre-se de respeitar as leis de trânsito e utilizar apenas películas que estejam dentro das regulamentações.

Película sendo aplicada no vidro de um carro
Película sendo aplicada no vidro de um carro – Foto: Divulgação

Saiba mais: Tire suas dúvidas antes de escolher a película automotiva para os vidros do seu carro

Protetores aluminizados

Até mesmo as soluções simples tem o seu valor. Todos conhecemos aqueles protetores aluminizados, que por vezes são vendidos nas sinaleiras, não é mesmo? Por mais simples que possam parecer, eles ajudam a refletir a luz e a radiação quando precisamos deixar o carro no sol. Estes “refletores aluminizados” protegem o interior do veículo e ainda ajuda na climatização interna, já que também impedem que a cabine fique tão quente quanto se não tivesse nenhuma proteção.

Protetor solar aluminizado para carros
Protetor solar aluminizado para carros – Foto: Divulgação

Hidratação de painéis

Se você quer, além de proteger, dar aquela revitalizada nos painéis do seu carro, o ideal é que procure por produtos de hidratação específicos nas lojas de autopeças. Lá você encontrará produtos a base de silicone que são indicados para esta função. Aliás, existem alguns produtos que possuem proteção UV justamente para proteger os componentes do seu carro contra o desgaste e ressecamento do sol. Mas lembre-se, não utilize silicone nas partes externas do seu carro, o efeito pode ser inverso ao que se deseja e manchas podem aparecer!

Produto sendo aplicado em painel automotivo
Produto sendo aplicado em painel automotivo – Foto: Divulgação

Pneu tem maior desgaste em dias de calor?

A resposta é sim! Em dias de calor, o atrito da borracha do pneu com o solo se torna mais intenso. Isto acaba fazendo com que o desgaste dos pneus seja potencializado ou, em alguns casos, pode até mesmo fazê-los estourar. Portanto, na hora de escolher pneus para o seu veículo é importante ir ao lugar certo. Pneus de qualidade são mais resistentes, assim o risco de você passar por um imprevisto destes é bem menor. E por falar em pneus de qualidade, segue uma dica especial: passe na Centro Sul! Aqui você vai encontrar os melhores pneus para o seu carro e para o seu bolso. Confira o endereço de nossas lojas:

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest