Blog Centro Sul

Pneus run flat: por quantos quilômetros pode rodar vazio?

Você já ouviu falar nos pneus que ainda podem rodar mesmo estando vazios? São os famosos pneus run flat! Mas afinal de contas, como é que estes pneus funcionam? Será que eles são bons mesmo? Eles podem ser utilizados em qualquer carro?

Enfim, são muitas as perguntas e as dúvidas relacionadas aos pneus run flat. E é justamente por isto que preparamos este post, para explicar tudo o que você precisa saber sobre este tipo de pneu!

O que é um pneu run flat

Primeiramente, você sabe o que são pneus Run Flat?

Os pneus run flat, ou “run flat tire”, são um tipo de pneu especialmente projetado para poder continuar a roda mesmo estando vazio. Parece algo super moderno, não é? Mas acredite se quiser, esta tecnologia não é tão nova assim. Os pneus run flat surgiram por volta de 1930! É isto mesmo. Aparentemente, nesta época as câmaras dos pneus estouravam com muito mais facilidade, o que trazia grande prejuízo e transtorno aos motoristas. Por conta disto esta tecnologia foi desenvolvida!

Qualquer carro pode usar pneus run flat?

A maioria dos carros que utilizam pneus run flat vem assim de fábrica. Isto é mais comum em marcas como BMW e Mercedes-Benz. Entretanto, algumas outras marcas também equipam seus veículos com run flats, como é o caso da EcoSport Titanium, da Ford.

Isso mostra que geralmente os veículos são especialmente projetados para rodar com este tipo de pneu. Ou seja, é preciso que as rodas, sistema de freios, suspensões e demais equipamentos sejam devidamente configurados para rodarem com run flat, que costumam ser mais pesados (em torno de 2 a 4 quilos) que os pneus comuns. Fora isto, é preciso que o veículo conte com um sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que seus pneus run flat estão sem ar.

Portanto, se você está pensando em utilizar pneus run flat em seu carro, primeiro verifique se isto é possível. Cheque se o seu carro está devidamente equipado e regulado para rodar com este tipo de pneu. Caso contrário, você pode estar cometendo um equívoco que pode comprometer o seu carro e, até mesmo, a sua segurança.

Estrutura interna de um pneu run flat
Estrutura interna de um pneu run flat – Foto: Divulgação

Como reconhecer pneus Run Flat?

Talvez você esteja pensando: “será que eu já vi um pneu destes?”. Bom, para sanar esta dúvida é preciso, primeiramente, explicarmos como é que um pneu run flat pode ser identificado. Isto é bem simples, na verdade. Basta procurar pela marcação na lateral do próprio pneu. A única questão que pode ser um pouco mais complicada, é que este código pode variar de fabricante para fabricante. Confira uma pequena listagem de fabricantes e seus respectivos códigos para pneus run flat:

  • Bridgestone: RFT, RSC, MO Extended e RF;
  • Goodyear: ROF;
  • Michelin: ZP e EMT;
  • Dunlop: DSST CTT;
  • Pirelli: RSC Run Flat.
Códigos de pneus run flat segundo diferentes fabricantes
Códigos de pneus run flat segundo diferentes fabricantes – Foto: Divulgação

Como funcionam os pneus run flat?

Normalmente, o ar sustenta o peso do veículo tanto nos pneus run flat quanto nos tradicionais. Ou seja, em pricípio, os dois tipos são iguais. Porém, a diferença entre pneu run flat e normal, está no momento em que existe um furo. No caso dos pneus tradicionais, eles murcham até que o aro entre em contato direto com a banda de rodagem. No caso de um pneu run flat furado, a situação muda. Eles contam com paredes reforçadas e estrutura adequada para sustentar o peso do veículo (por um certo tempo) mesmo sem ar.

Portanto, quando um pneu comum esvazia, não é possível seguir viagem. O aro começa a triturar e esquentar a borracha. Neste caso, além de danificar o carro, o condutor pode perder o controle do veículo. Já no caso do pneu run flat, a estrutura reforçada sustena o carro por um tempo, impedindo que haja este contato do aro e da banda de rodagem. Isto permite que o motorista siga viagem por uma determinada distância.

Comparativo estrutura interna de um pneu convencional versus a estrutura interna de um pneu run flat
Estrutura interna de um pneu comum versus a estrutura interna de um pneu run flat – Foto: Divulgação

Quais as vantagens de usar pneus run flat?

Como foi dito antes, a grande vantagem dos pneus run flat sobre os pneus tradicionais, é que mesmo furados, eles permitem que o motorista siga viagem. Isto possibilita que o condutor vá até uma oficina e não precise parar na estrada para trocar o pneu. Além disto, no caso de uma avaria acidental, é possível que os pneus run flat evitem que você perca o controle do carro. Portanto, se fôssemos resumir, poderíamos dizer que as principais vantagens dos pneus run flat é que eles trazem comodidade e segurança.

Qual a distância que um pneu run flat pode percorrer estando vazio?

Por mais que os pneus run flat possuam paredes internas reforçadas, capazes de sustentar o veículo e permitir que você siga viagem, é importante lembrar que isto é algo temporário. No caso de um furo ou qualquer ocorrência que resulte em perda de ar, você poderá rodar por aproximadamente 80 km com um pneu run flat vazio, sem ultrapassar uma velocidade de 80 km/h. Ainda é preciso que você se desloque até uma oficina para verificar a situação.

Pneu run flat vazio pode rodar até 80Km
Pneu run flat vazio pode rodar até 80Km – Foto: Divulgação

Quais as desvantagens de um pneu run flat?

Já sabemos que a comodidade e a segurança durante um imprevisto são as grandes vantagens de um pneu run flat. Porém, eles não são livre de desvantagens. Um pneu run flat custa, em média, 30% mais caro que um pneu convencional. Isto acontece justamente pelo produto necessitar de mais matéria-prima e utilizarem tecnologia mais avançada. Fora isto, este tipo de pneu costuma desgastar mais rápido que os demais.

Vale a pena comprar pneus run flat?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre pneus runs flat, pode notar que existem algumas vantagens, como também existem desvantagens. Além disto, ficou claro que nem todo carro pode ser equipado com este tipo de pneu e que é imprudente sair comprando e trocando pneus sem fazer a devida verificação técnica. Então a dica é a seguinte: quer saber qual o melhor tipo de pneu para seu veículo? Entre em contato com a Centro Sul! Aqui você encontra uma equipe de profissionais especializados, prontos para tirar todas as suas dúvidas e, é claro, os melhores produtos, serviços e preços!

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest