Blog Centro Sul

Dica de especialista: descubra como ler corretamente as medidas de pneus

Você sabe o quê significa aquele conjunto de números e letras na lateral dos pneus? Este código é, na verdade, um compilado de importantes informações. Saber como interpretar este código facilita na hora de escolher o melhor pneu para o seu carro, o que garante mais conforto, economia e segurança. Aqui nesse post, iremos ensiná-lo como ler medidas de pneus corretamente e como descobrir qual é a melhor escolha para você e para o seu automóvel.

Quais os códigos que aparecem nas laterais dos pneus?

Existem diversos fatos sobre pneus que todo motorista deveria saber, mas, certamente, saber ler as medidas é um dos mais importantes. A lateral do pneu, também conhecida como “costado”, traz essas informações de forma destacada através de um código alfanumérico.

Através dele é possível conhecer características do produto como: largura, altura, construção, diâmetro do aro, índice de carga e de velocidade máxima e, até mesmo, a data de fabricação do pneu.

Como ler as medidas na lateral do pneu

Cada modelo de pneu vem com um código em sua lateral. Pode até parecer muita informação para “pouco” código, mas nós vamos explicar cada uma dessas partes detalhadamente. Assim você fica sabendo a melhor maneira de ler corretamente as medidas de pneus.

Medidas na lateral do pneu
Medidas na lateral (costado) do pneu

Largura do Pneu

Vamos começar pela largura do pneu. A largura é a primeira informação que você irá encontrar no seu pneu, da esquerda para direita. A largura é descrita em milímetros (205mm é a mesma coisa que 20,5cm), como o exemplo da foto acima. Desta forma, o seu pneu possui 20,5cm de largura.

Altura do Pneu

A segunda medida do pneu é a altura. A altura do pneu fica logo após a barra (ou após o espaço) da largura do pneu e é descrita em %. Na imagem acima, a altura é de 55% da largura do pneu. Convertendo em cm, ficaria em torno de 11,25 cm.

Construção

Em seguida, a informação após a altura do pneus é o tipo de construção. Atualmente, a maioria dos pneus possuem a letra “R”, que significa que a construção desse pneu é radial. Em suma, o que é um pneu radial? Um lado possui do pneu radial uma carcaça flexível que se dispõe de maneira radial e no outro lado, uma armadura que é metálica e serve para fixar a banda de rodagem.

Vale acrescentar que também existe o pneu diagonal, um tipo de pneu menos usado. É composto pela sobreposição de lonas que se cruzam e formam uma camada grossa, menos flexível e mais propensa a aquecimento.

Diâmetro do aro

Quando falamos em diâmetro do aro, falamos sobre a medida de uma linha em diagonal que vai de uma extremidade a outra do pneu. O valor desta medida é indicado em polegadas e informa para qual tamanho de roda este pneu seria ideal. Na imagem acima, o pneu em questão seria indicado para uma roda ARO 16.

No final do código, ainda temos mais duas informações super importantes, que indicam quanto peso cada pneu pode suportar e qual a velocidade máxima em que ele pode operar. Como para interpretar esses valores é preciso de tabelas auxiliares, vamos tratar deles separadamente no próximo tópico.

Como ler o índice de carga e de velocidade do pneu?

Como comentamos acima, para ler o índice de carga e o índice de velocidade do pneu precisamos de tabelas que mostram os dados equivalentes aos valores encontrados no pneu.

Antes de seguir, um aviso importante: nunca extrapole estes limites indicados, ok? Isto certamente prejudica a dirigibilidade e a segurança de todos! Agora sim, vamos lá…

Índice de carga

O índice de carga é encontrado após o valor do diâmetro no costado do pneu. Essa informação é de extrema importância, pois corresponde à carga máxima que um pneu pode suportar quando é inflado corretamente. Quanto maior o número, maior a capacidade de carga desse pneu.

Como saber a carga máxima de um pneu?

Para identificar a carga máxima determinada para o pneu, basta comparar o valor encontrado com a tabela dos índices de carga, que trazemos abaixo.

Tabela de Índices de Carga de Pneus
Tabela de Equivalência de Índices de Carga de Pneus

No nosso exemplo acima, o indicie de carga é de 91, o que equivale a capacidade de 615 kg cada pneu.

Índice de velocidade

Finalmente, temos o índice de velocidade, indicado por uma letra que fica no final do código alfanumérico, ao lado do índice de carga.

no nosso exemplo a letra “V” indica 240km/h. Esse tópico indica qual a velocidade máxima que o pneu pode operar. Porém, não indica seu desempenho em curvas e também não é recomendação para o limite máximo de velocidade. Deve-se seguir o limite máximo permitido da via.

Como saber o índice de velocidade de um pneu?

Para saber a velocidade máxima indicada para o pneu, basta comparar o valor encontrado com a tabela dos índices de velocidade, conforme segue abaixo.

Tabela Índice de Velocidade de Pneus
Tabela com Índice de Velocidade de Pneus

No exemplo que trouxemos, o índice de velocidade é indicado pela letra “V“, que corresponde a 240 km/h. Ou seja, esta seria a velocidade máxima suportada pelo pneu. Mas lembre-se, isto não corresponde ao desempenho em curvas e, o mais importante, não é incentivo para que você extrapole os limites de velocidade da via. Conduza sempre dentro dos limites da lei!

Onde encontro a medida de pneu indicada para meu carro?

A medida de pneu indicada para o seu automóvel pode ser encontrada na batente da porta do motorista, no interior do porta-luvas, dentro da tampa do tanque de combustível e no manual do veículo.

Como saber a data de fabricação de um pneu?

Para saber qual a data de fabricação de um pneu, basta olhar os quatro últimos dígitos do DOT, outro código alfanumérico que pode ser encontrado no pneu. Destes quatro, os primeiros dois vão informar a semana e os últimos dois, o ano. Ou seja, se no final do DOT você encontrar “3323“, isto quer dizer que o pneu foi fabricado na semana 33 do ano de 2023. Saiba mais sobre o código DOT neste post do blog da Centro Sul.

Lembre-se que, se um pneu possui mais de dez anos de fabricação, está na hora de substituí-lo! Mesmo que ele possa parecer estar em bom estado, este período já faz com o pneu tenha sofrido degradação química. Isto ocorre mesmo que o pneu tenha sido armazenado corretamente. Ou seja, este componente já está com seu desempenho comprometido e poderá afetar negativamente a dirigibilidade, o desempenho e a segurança ao conduzir.

Já sei ler as medidas dos pneus. E agora?

Depois de aprender a “ler” medidas de pneus, ficou muito mais fácil de entender as informações que aparecem nas laterais destes componentes, não é mesmo? Assim você não comete equívocos perigosos como, por exemplo, montar um pneu com índice de carga ou de velocidade menor do que as recomendadas nas especificações do fabricante. Além disto, saber ler corretamente as medidas de um pneu ajuda você na hora de escolher qual deles comprar.

Mas, se você ainda ficou com alguma dúvida, não se preocupe! Aqui na  Centro Sul somos especialistas no assunto e podemos lhe ajudar a escolher os modelos de pneus com melhor custo benefício. Entre em contato conosco, nos mande um Whatsapp e garanta os melhores produtos e serviços especializados para pneus.

Confira abaixo os endereços de nossas lojas:

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest