Blog Centro Sul

Ar-condicionado ligado gasta mais gasolina?

Todos sabemos da maravilha que é poder contar com o sistema de ar-condicionado em um dia quente ou em um congelante dia de inverno, não é mesmo? Mas a pergunta é, será que ar-condicionado ligado gasta mais gasolina? Será que o uso desse sistema tem um impacto significativo no consumo de combustível? Acompanhe este texto e descubra, de forma definitiva, a resposta e a explicação para este questionamento que intriga motoristas há tempos!

Como funciona o ar-condicionado automotivo?

O ar-condicionado automotivo funciona através da circulação de um fluido refrigerante (o popular “gás refrigerante”) em uma espécie de circuito fechado, que passa pelo motor e por dentro do painel do automóvel. Inicialmente, este fluido é pressurizado por um compressor que funciona através da energia gerada pelo próprio motor do veículo.

Este processo de pressurização acaba elevando a temperatura deste fluido. Na próxima etapa, então, este fluido passa por um radiador para perder parte do calor e condensar, tornando-se um líquido. Este líquido, por sua vez, passa por uma válvula de expansão, que faz com que a pressão e a temperatura deste líquido sejam reduzidas.

A última etapa do processo se dá no evaporador, peça que fica gelada em função do fluido expandido. O ar ambiente que é puxado do exterior, ou da própria cabine, por uma espécie de ventilador é, então, resfriado e devolvido refrigerado para o interior do veículo.

Depois disto, o fluido refrigerante, que agora já não está mais gelado, é sugado pelo compressor e volta a circular no sistema do ar-condicionado.

Ilustração de como funciona o ar-condicionado automotivo:
1- Polia conectada ao motor
2- Compressor do ar-condicionado
3- Radiador para esfriar o fluido
4- Válvula de expansão
5- Trocador de calor dentro do painel
6- Ventilador que joga o ar frio para a cabine
Foto: Divulgação

Tipos de ar-condicionado automotivo

Assim como qualquer tecnologia, o sistema de ar-condicionado automotivo também evolui e pode ser encontrado em diferentes versões. Atualmente podemos dividir os sistemas de ar-condicionado em quatro tipos diferentes: ar-condicionado analógico, ar-condicionado analógico com controle automático, ar-condicionado digital e ar-condicionado digital automático. Confira um pouco mais sobre cada um destes tipos a seguir.

Ar-condicionado analógico

Este é o tipo de ar-condicionado automotivo mais conhecido. Para que o usuário selecione a temperatura e potência de dispersão, botões rotatórios são utilizados. Normalmente possuem legenda de cores para temperaturas, onde o azul indica temperaturas mais baixas e o vermelho, mais elevadas. Já para a regulagem de intensidade, a legenda costuma ser numérica.

Ar-condicionado analógico com controle automático

Quem já usou o ar-condicionado analógico sabe que, depois de algum tempo, é normal ter que “diminuir o vento”. A diferença do sistema automático para o anterior está na sua capacidade de autorregularem e não é necessário que o usuário fique alterando os ajustes de temperatura e de intensidade o tempo todo.

Apesar do configurador ainda ser analógico, este sistema conta com um ou mais sensores para monitorar a temperatura externa e interna do veículo durante todo o tempo de uso. Isto permite que seu funcionamento ocorra de forma automática.

Ar-condicionado digital

O nome deste tipo de sistema já é “autoexplicativo”. Aqui o aparelho é controlado pelo usuário através de botões e com o auxílio de uma tela digital que transmite diversas informações. Em alguns modelos, inclusive, esta tela funciona por toque.

É importante salientar, no entanto, que ser digital não é o mesmo que possuir controle automático de temperatura. No sistema de ar-condicionado digital, este artifício não é de praxe. Porém, este é um sistema em que o usuário consegue regular a temperatura com grande precisão.

Ar-condicionado digital automático

Este sistema de ar-condicionado automotivo é uma evolução do sistema digital padrão. Aqui, além de todos os artifícios que citamos antes (regulagem precisa, tela auxiliar etc.), o usuário ainda conta com a comodidade de um sistema que, através de sensores, consegue manter a temperatura interna do veículo nos níveis pré-estabelecidos. Ou seja, além de precisão, você não precisa ficar constantemente alterando os ajustes do ar-condicionado pois o sistema automático se encarrega disso!

Sistema de ar-condicionado digital automático
Sistema de ar-condicionado digital automático – Foto: Divulgação

O que são zonas de ar-condicionado?

Você já ouviu falar neste termo, zonas de ar-condicionado? Isto nada mais é do que o nome que se dá para as áreas delimitadas pelas saídas de ar do sistema de ar-condicionado do seu veículo. Ou seja, cada uma destas saídas equivale a uma zona.

Hoje em dia é comum que a quantidade de zonas de ar-condicionado (ou pontos de insuflamento, como também são conhecidas) variem de 1 até 4. Isto nada mais é do que a quantidade de regulagens de saída de ar independentes que o sistema de ar-condicionado veicular oferece.

No caso de uma zona, seria apenas 1 sistema de regulagem para o veículo todo. Já com 2, seria uma para o motorista e outra para quem estiver no banco do carona, por exemplo, e assim sucessivamente.

Sistema de ar-condicionado com quatro zonas em um carro de luxo
Sistema de ar-condicionado com quatro zonas em um carro de luxo – Foto: Divulgação

Ar-condicionado consome energia da bateria?

Caso o veículo estiver ligado, o sistema de ar-condicionado não é alimentado pela bateria do carro, isto é um mito! Outro ponto que é importante mencionarmos é que, mesmo que o veículo esteja desligado, a energia necessária para ligar o ar-condicionado não é o suficiente para causar danos ou comprometer a bateria em curtos espaços de tempo.

Porém, existe uma recomendação quando se trata de baterias e ar-condicionado: evite dar a partida no veículo enquanto o ar-condicionado estiver ligado. Se você fizer isto, pode ser que a bateria sofra uma descarga maior do que o recomendado e acabe danificada ou descarregada em função disto.

Ar-condicionado gasta gasolina?

Eis a grande pergunta: será que o sistema de ar-condicionado automotivo gasta gasolina? A resposta é sim, este sistema consome combustível para se manter em funcionamento! Aliás, é importante frisar que, com exceção do próprio motor, o ar-condicionado é o que mais consome combustível em um automóvel.

O consumo de combustível durante o uso do ar-condicionado pode aumentar em até 20%.

A média do aumento de consumo de combustível durante o uso do ar-condicionado é de em torno de 10%. Mas esse aumento pode chegar em até 20%, em alguns casos. Vale destacar ainda que, independente de qual combustível você esteja utilizando em seu veículo (gasolina, etanol, diesel etc.), a variação do consumo com o ar-condicionado ligado irá ocorrer da mesma forma.

Veja também: Câmbio manual gasta menos combustível que automático?

Dirigir com janelas abertas gasta menos que ligar o ar-condicionado

A Sociedade de Engenharia Automotiva (SEA) realizou um interessante estudo sobre o assunto. A conclusão foi que o ar-condicionado é a maneira mais eficaz de se economizar combustível em velocidades mais elevadas, mas o mesmo não acontece em velocidades menores. Confira os exemplos a seguir para entender melhor.

Se o veículo está a 80 km por hora com janelas abertas, existe uma diminuição de até 20% na eficiência de consumo de combustível. A razão disto é o maior atrito e resistência do ar. Nestas circunstâncias, estes 20% superam a média de aumento de consumo que o ar-condicionado proporciona que, como trouxemos anteriormente, costuma ser próxima de 10%.

Porém, se você está dirigindo dentro da cidade ou em velocidades menores, existe menos resistência do ar. Nestes casos, como o atrito é menor, trafegar com janelas abertas tende a ser mais econômico que utilizar o ar-condicionado.

Condutora com calor apesar da janela aberta
Condutora com calor apesar da janela aberta – Foto: Divulgação

Veja também: Quais os problemas de deixar o carro no sol?

Cuidados com o ar-condicionado automotivo

Além de entender melhor como funciona o sistema de ar-condicionado do seu carro, é essencial que você também saiba como cuidar bem dele. Para isto, nós preparamos dicas importantes que você pode usar para garantir que este cômodo recurso do seu carro funcione bem e por muito mais tempo. Confira as recomendações:

  • Manter devidamente higienizadas e limpas as tubulações do ar-condicionado;
  • Manter a verificação do óleo do compressor sempre em dia;
  • Realizar manutenções periódicas nas saídas de ar;
  • Ao menos um vez por ano é importante que se verifique a quantidade (ou necessidade de troca) do gás do ar-condicionado;
  • É importante ligar o ar-condicionado do carro ao menos uma vez por semana, mesmo que a temperatura não exija isso. Assim você evita o ressecamento da tubulação interna;
  • Troque os filtros do ar-condicionado sempre que necessário.
Higienização do sistema de ar-condicionado veicular
Higienização do sistema de ar-condicionado veicular – Foto: Divulgação

Agora que você já sabe como aproveitar melhor e cuidar bem do sistema de ar-condicionado do seu carro, é importante lembrar que a economia não está só no consumo de gasolina. Economizar de verdade é adquirir os melhores serviços e produtos, pelo melhor preço. E isto você encontra na Centro Sul quando o assunto é pneu! Aqui você garante os pneus ideais para o seu veículo e para o seu bolso. Além disto, nossa equipe é composta por especialistas treinados, prontos para esclarecer qualquer dúvida e lhe atender com a atenção que você merece!

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest