Blog Centro Sul

Câmbio manual gasta menos combustível que automático?

Câmbio manual gasta menos? Câmbios automáticos consomem mais? Esta disputa entre automáticos e manuais existe faz tempo. Aliás, esta dúvida ainda permanece martelando na cabeça de muita gente até hoje.

A balança da economia, no passado, costumava a pender para o lado dos manuais, mas será que hoje em dia, com tantos avanços tecnológicos e automotivos, as coisas ainda são assim? Siga conosco para descobrir. Vamos destacar as diferenças entre os tipos de câmbio, desempenho e autonomia. Boa leitura!

Como funciona um câmbio manual?

O processo de seleção e troca de marchas em um câmbio manual é realizado pelo condutor. Primeiro a embreagem é acionada, o que desacopla o motor e libera as engrenagens da caixa de câmbio. Depois, através da alavanca de câmbio, o garfo de engate é acionado, o que faz com que as luvas de engate realizem o encaixe à engrenagem correspondente à marcha desejada. Ou seja, o motorista é responsável por escolher e, através dos mecanismos que mencionamos, realizar a troca de marchas manualmente.

Condutora realizando troca de marchas manualmente
Condutora realizando troca de marchas manualmente – Foto: Divulgação

Como funciona um câmbio automático?

Aqui o sistema é diferente, no câmbio automático não há mais a necessidade da interferência do condutor ou de pedal de embreagem. Uma série de engrenagens diferenciadas (planetárias), discos de embreagem e conversor de torque vão, em conjunto, determinar qual seria a marcha mais indicada para a velocidade e o peso atual do veículo. Nesta situação, além de liberar a mão que estaria ocupada realizando o câmbio das marchas, basta que o motorista utilize apenas os pedais de aceleração e frenagem para conduzir o veículo. Ou seja, ambas as mãos podem estar no volante o tempo todo, o que garante maior segurança e facilidade ao dirigir!

Motorista manuseando câmbio automático
Motorista manuseando câmbio automático – Foto: Divulgação

Diferença de desempenho entre carros manuais e automáticos

Saber se o câmbio manual consome menos não é a única pergunta importante. Afinal de contas, muitos condutores também se preocupam com o desempenho do veículo. Como o câmbio automático realiza a troca de marchas se baseando na velocidade, carga e rotação pré-determinada, é inegável que exista uma maior comodidade para o motorista.

Porém, diferente de um câmbio manual, não existe autonomia na hora de escolher marchas. Ou seja, não é possível “esticar” as marchas de maneira que a totalidade da potência seja aproveitada. Então no final das contas, neste quesito, você estaria optando entre comodidade (câmbio automático) e aproveitamento de potência (câmbio manual).

Medidor de rotações por minuto do motor
Medidor de rotações por minuto do motor – Foto: Divulgação

Saiba mais: Afinal, airbag e freios ABS são itens obrigatórios para rodar?

Câmbio manual gasta menos combustível que automático?

Afinal de contas, câmbio manual consome menos? Ao analisarmos o funcionamento dos câmbios automáticos, observamos que ele se dá por engrenagens planetárias, como mencionamos antes. Elas, por apresentarem uma rotação maior, tendem a consumir 15% mais combustível. Inclusive, em veículos que possuem a função “sport” na transmissão, este consumo pode ser ainda maior enquanto ele estiver ativo, pois a rotação aumenta ainda mais.

Carro sendo abastecido em posto de gasolina
Carro sendo abastecido em posto de gasolina – Foto: Divulgação

Já em carros que apresentam sistema de câmbio manual, a ligação é direta. Ou seja, se o condutor realizar a troca de marcha enquanto a rotação estiver baixa, o automóvel acaba por não consumir tanto combustível. Claro, é importante levarmos em consideração outros fatores que impactam neste quesito, como novas tecnologias (como o câmbio CVT) e formas de conduzir.

Veja também: Ar-condicionado ligado gasta mais gasolina?

Câmbio CVT

Este tipo de transmissão é mais moderno que as transmissões automáticas tradicionais. Nele existem duas polias de tamanhos diferentes e uma correita metálica com alta resistência. Estes componentes garantem ao veículo uma troca de marchas muito mais suave, progressiva e com melhor aproveitamento de força. É isto mesmo, o câmbio CVT (continuously variable transmission ou “transmissão continuamente variável”, em português) veio para quebrar o velho paradigma e responder se câmbios manuais consomem menos. Você sabia que existem alguns modelos automáticos que são mais econômicos que suas versões manuais? Confira a tabela abaixo:

Tabela comparativa de consumo de combustível entre versões manuais e automáticas
Tabela comparativa de consumo de combustível entre versões manuais e automáticas. Foto: Divulgação

Como podemos observar, no caso do Strada e Kicks, as transmissões CVT são mais econômicas que suas versões manuais. Em alguns casos, como no Pulse, existe vantagem apenas no trafegar dentro de cidades. Claro, isto não se aplica à todos os modelos, como ficou claro na análise do Onix Plus e HB20S, que consomem mais combustível em suas versões automáticas.

Outro fator importante que devemos observar é que alguns câmbios automáticos mais modernos apresentam mais marchas. Não é incomum que veículos de transmissão automática mais atuais tenham 6 marchas (no mínimo). Isto coopera para que o câmbio ocorra com rotações menores e, portanto, o veículo tenha mais eficiência.

Se quiser saber mais sobre o funcionamento deste tipo de câmbio, confira também este post da Autoesporte sobre câmbio CVT.

Forma de conduzir também influencia no consumo de combustível

Por fim, é importante lembrarmos que não é apenas o aspecto tecnológico, o tipo de transmissão ou sua modernidade que vão ditar o consumo de combustível do seu veículo. A maneira como você conduz também é determinante nesta conta! Se você tem hábitos como acelerar além do necessário, trafegar em altas velocidades (o que além de aumentar consumo aumenta os riscos), “esticar” muito as marchas (no caso de câmbios manuais) ou utilizar a função “sport” com frequência (no caso de câmbios automáticos), prepare-se para gastar mais dinheiro abastecendo!

Poupar combustível é importante, todo mundo sabe. Mas o que muita gente esquece é que este não é o único gasto inerente aos nossos veículos. Existe um outro componente, muito importante, que se não tomarmos cuidado pode render muita dor de cabeça, gastos e até mesmo riscos de acidentes: os pneus! Então agora que você já sabe sobre como economizar com sistemas de transmissão, fique com uma dica valiosa de como economizar e ao mesmo tempo adquirir pneus e serviços de qualidade: passe na Centro Sul! Aqui você tem sempre o melhor produto pelo melhor preço!

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest