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Principais diferenças entre motores de carros a combustão

Afinal de contas, quais as diferenças entre motores a gasolina, diesel, álcool e gás natural? Quando estamos à procura de um carro, é importante considerarmos diversos aspectos e características. Portanto, nada melhor que conhecermos um pouco mais sobre o componente mais importante de um veículo, o motor.

Neste artigo, vamos analisar os motores a combustão. Este tipo de motor transforma uma mistura de combustível e ar em energia para movimentar o veículo. Essa transformação é chamada de combustão, dando nome ao tipo de motor!

Acompanhe este texto e conheça um pouco mais sobre quais são os diferentes tipos de motores a combustão. Características como vantagens, desvantagens, consumo e até mesmo o que esperar em termos de manutenção!

Tipos de motores de carros

O motor de um carro pode ser instalado em três diferentes posições. Posição dianteira, central e traseira. O mais comum de ser observado em carros populares atuais é a instalação dianteira, ou seja, o motor é acoplado na parte frontal do veículo. Já em carros antigos, que por vezes os motores eram instalados na parte traseira do carro.

Além das diferentes posições de instalação, existem também, duas formas de classificação de um motor. Uma que tem relação com a disposição de cilindros e outra de acordo com a potência.

Diferentes tipos de motor de carro
Diferentes tipos de motor de carro – Foto: Divulgação

O que é a cilindrada de um motor?

Quando falamos em cilindrada, estamos falando na capacidade que um motor tem de queimar a mistura de combustível e ar através dos pistões. Apesar da unidade de medida ser o litro, a maneira de traduzir para cilindradas é um pouco diferente. Por exemplo, se um carro tem um motor de 1.0 litro, isso se converte em 1.000 cilindradas. Já um motor 2.0 possui 2.000 cilindradas. A conversão é simples, não é mesmo?

O motor queima essa mistura de combustível e ar graças à uma faísca gerada pelas velas do motor dentro dos cilindros, que movimentam os pistões com “idas e vindas”. Esse vai e vem movimenta um outro componente do motor, chamado de virabrequim, que recebe as forças geradas pelos pistões e transforma em movimento de rotação (torque).

Um motor 1.0, por exemplo, é capaz de utilizar um litro desta mistura (gás/combustível) por rotação, já um carro 2.0 utiliza dois litros. Esta é a progressão e a lógica por trás dos números que constantemente vemos por aí!

Pistões de um motor seccionado
Pistões de um motor seccionado – Foto: Divulgação

Quais as diferenças entre um motor aspirado e um motor turbo?

Um motor turbo é um motor que utiliza um turbocompressor para aproveitar a energia dos gases do escape. Já em um motor aspirado, isto não acontece. Em um motor aspirado a potência é obtida apenas através da queima da mistura de combustível e ar que entra naturalmente em função do propulsor, através do movimento dos pistões. Ou seja, para que um carro aspirado “ande mais”, é preciso de um maior número de cilindradas para puxar mais da “mistura” para dentro do motor.

A principal diferença entre estes dois tipos de motor é o torque, que é maior nos motores turbo. Inclusive, veículos com motor 1.0 turbo podem fornecer mais torque que veículos equipados com um motor 1.6 ou 1.8 aspirado. Por isto que hoje em dia é comum encontrarmos SUVs com motor 2.0 ou 1.8 turbo. Diferente de antigamente, quando estes mesmos veículos utilizavam motores V6 3.6, ou até mesmo, 4.0.

Fora a questão de potência, existem outros diferenciais que precisam ser abordados:

  • Tecnologia: por utilizarem tecnologia mais avançada, os motores turbinados são mais caros que os aspirados;
  • Desempenho: conforme abordado anteriormente, motores turbo possuem um melhor desempenho que motores aspirados;
  • Manutenção: motores turbo demandam mais cuidado com manutenção. Por trabalharem em temperaturas mais altas, é importante ficar de olho, principalmente, nas trocas de óleo;
  • Segurança: por oferecerem um melhor desempenho em ultrapassagens e retomadas (mesmo em baixas rotações), é possível dizer que motores turbo trazem maior segurança para seus condutores, já que possuem um tempo de resposta mais rápido que carros aspirados.
Chamas percorrendo um turbocompressor
Chamas percorrendo um turbocompressor – Foto: Divulgação

Por fim, é válido dizer que além dos motores a combustão existem os motores elétricos. Como são muito diferentes dos tipos de motor abordados aqui, ao menos neste artigo, os veículos elétricos ficarão de fora da análise. Mas se você quiser, conferir quais os carros elétricos mais baratos do Brasil neste link.

Principais diferenças entre motores a diesel, etanol, gasolina e gás

Você sabe qual a diferença entre estes quatro tipos de combustível? Bem, a primeira diferença entre eles a ser destacada é a origem. Fora isto, é importante entendermos também, quais são as aplicações indicadas para cada um. Inclusive, isto nos ajuda a entender o porque não costumamos ver carros de passeio a diesel por aí!

O diesel, gasolina e o gás possuem a mesma origem: fóssil (petróleo). Já o etanol é diferente, ele é um álcool de origem vegetal. No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para sua produção é a cana-de-açúcar. Contudo, ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.

Carros leves geralmente podem ser abastecidos com gasolina, gás ou etanol. Já motocicletas costumam utilizar gasolina ou etanol. Veículos maiores como camionetes, caminhões e ônibus podem utilizar diesel e, em alguns casos, gás. Já veículos maiores, como embarcações, por exemplo, utilizam diesel.

Há, ainda, a possibilidade dos combustíveis líquidos fornecidos nos postos serem misturados entre eles, desde que respeitando os limites estabelecidos pela legislação vigente. A imagem abaixo traz possibilidades de misturas encontradas no mercado.

Proporcões de diferentes tipos de combustível
Proporcões de diferentes tipos de combustível – Foto: Divulgação

Emissão de poluentes

Motores a gás emitem menos dióxido de carbono (CO2) se comparados com motores a gasolina e a diesel. Fora isto, apresentam baixas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), o que torna este tipo de motor uma opção mais limpa para as áreas urbanas. Já os motores a diesel, que emitem quantidades significativas de NOx e partículas finas (PM), reduzem a qualidade do ar e, inevitavelmente, a saúde respiratória das pessoas.

Os motores a gasolina, por usa vez, embora apresentem uma emissão menor de NOx e PM que os motores a diesel, podem liberar compostos orgânicos voláteis (COVs). Estes compostos acabam por cumprir a mesma função prejudicial dos primeiros dois elementos citados, afetando negativamente a qualidade do ar e da saúde das pessoas.

Por fim, temos os motores a etanol, cuja emissão poluidora vai depender da tecnologia de controle de emissões e da proporção etanol / gasolina usada no veículo. Ou seja, nenhum dos quatro tipos de motor é 100% “limpo”. Logo, quando a questão é emissão de poluentes, é importante escolher com base nos objetivos ambientais e regulamentações locais.

Eficiência e consumo

Vamos iniciar analisando os motores a diesel. Estes geralmente se destacam em termos de eficiência térmica, ou seja, conseguem percorrer uma quilometragem maior por litro de combustível quando comparados aos motores a gasolina. Este é um dos fatores pelo qual veículos de carga, como caminhões e afins, acabam por receber este tipo de motorização.

Quando o assunto é veículo de passageiros, geralmente encontramos motores a gasolina. Este tipo de motorização vai apresentar eficiência bem varíavel. Afinal, tudo depende do tamanho do motor, peso do veículo e até mesmo do estilo de condução. Mas, geralmente são menos econômicos que os motores a diesel.

Já ao analisarmos os motores abastecidos com etanol, podemos observar que estes apresentam menor densidade energética que as versões a gasolina. Mas são interessantes quando a questão é economia, principalmente em regiões onde o etanol é mais barato. Ou seja, a localidade pode influenciar no quanto você gastaria em combustível com veículos que utilizam etanol.

Por fim, notamos que motores a gás natural costumam ser frequentemente encontrados em veículos comerciais e em frotas. Afinal, dependendo da aplicação, possuem uma eficiência incrível! Dado o contexto, eles podem inclusive superar motores a gasolina e a diesel no quesito economia de combustível!

Veja também: Câmbio manual gasta menos combustível que automático?

Desempenho e torque

Além de todas estas outras diferenças entre motores, temos também os diferentes desempenhos e torques. Quando o assunto é mais torque em rotações mais baixas, os motores a diesel costumam ser a melhor escolha. Este é outro motivo pelo qual encontramos este tipo de motor em veículos que precisem de mais força de tração e trabalham com cargas pesadas. Já os motores a gasolina desempenham melhor com rotações mais elevadas e velocidades mais altas. Por isto são mais comuns em veículos de passeio.

Os motores a etanol, embora se assemelhem aos motores a gasolina em diversas características, podem ser regulados para um desempenho mais robusto. Isto se dá em função do alto índice de octanagem do etanol. E, para finalizar, ao analisarmos os motores a gás natural, notamos que existe a possibilidade de obtenção de um torque mais competitivo, principalmente em aplicações comerciais. Claro, isto vai depender do tipo de gás utilizado no abastecimento e das configurações do motor.

Caminhão com motor exposto
Caminhão com motor exposto – Foto: Divulgação

Manutenção e custos

É comum que motores a diesel tenham um custo de manutenção mais alto que motores a gasolina. Principalmente pela necessidade constate de trocas de filtros de partículas diesel (DPF) e da complexidade de seus componentes e sistemas de injeção. No caso dos motores a gasolina, gás e etanol, a manutenção não é tão custosa. Afinal, seus componentes são mais simples e menos caros. Porém, é importante lembrar que o custo de manutenção vai variar de acordo com o fabricante, modelo e idade do carro! Ou seja, não são apenas as diferenças entre motores que determinarão estes custos.

Motor de carro
Motor de carro – Foto: Divulgação

Veja também: Os carros usados que menos dão manutenção

Mas então, qual o mais econômico?

Afinal de contas, qual é o tipo de motor mais econômico? Bem, agora que você já tem todas estas informações sobre as diferenças entre motores ao seu dispor, é importante observar qual deles seria mais adequado ao seu estilo e às suas necessidades. A motorização de um carro é algo muito particular, que precisa estar perfeitamente adaptado ao condutor, à função e ao tipo do veículo. O importante é certificar-se de que seja qual for a sua escolha, ela tenha qualidade certificada!

Falando nisto, quando o objetivo é economizar e ter qualidade ao mesmo tempo, a Centro Sul é o lugar certo para você! Aqui você encontra os melhores pneus e serviços para o seu veículo. Tudo realizado por uma equipa especializada e pelo melhor preço!

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