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O Pneu Remold vale a pena?

Opção que vem agradando consumidores em todo o Brasil, o pneu remold é uma excelente alternativa para quem procura boa relação custo-benefício na hora de trocar os pneus.

Mas se você chegou até aqui é porque tem dúvidas sobre este tipo de produto, não é mesmo? Siga conosco que vamos falar tudo sobre pneus remoldados e te dar dicas sobre como avaliar se está fazendo uma boa compra.

O que é pneu Remold

Um pneu remold é fabricado de forma diferente dos pneus novos. Como matéria-prima, são usadas “carcaças” de pneus usados, funcionando como uma espécie de reciclagem de pneus.

Primeiramente, o procedimento de fabricação do pneu remold consiste na raspagem das laterais e da banda de rodagem de um pneu usado para que, então, uma camada de borracha nova, a ser aplicada posteriormente, possa se unir à estrutura do pneu. Como resultado desta etapa, o pneu pode receber a nova camada de borracha com segurança, criando um pneu novo.

Depois da raspagem é feita a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu, ou seja, uma nova banda de rodagem é aplicada. O pneu remold também ganha novas inscrições laterais obrigatórias, conforme exigência legal.

Portanto, a única parte preservada do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna. Aliás, “pneu remold” e “pneu remoldado” são sinônimos, vale destacar.

Quanto tempo dura um pneu remold?

Um pneu remoldado tem durabilidade menor do que a de um pneu novo, podendo variar geralmente entre 30% e 50% a menos. Em média, um pneu remoldado pode durar de 25 mil a 40 mil quilômetros, enquanto um pneu novo de boa qualidade pode rodar entre 50 e 60 mil quilômetros.

Mas é sempre bom considerar que essa quilometragem pode variar dependendo de fatores como:

  • Manutenção preventiva;
  • Alinhamento e balanceamento,
  • Condições das estradas;
  • Estilo de direção;
  • Peso médio transportado pelo veículo.

Pneu remold e pneu recapado não são a mesma coisa

Como o título deste tópico diz: não, pneu remold e pneu recapado não são a mesma coisa. A principal diferença está no processo de reforma deles. 

Os pneus remoldados têm toda a borracha do pneu usado removida e, depois, substituída por uma nova camada de borracha, incluindo banda de rodagem e laterais. Já os pneus recapados apenas têm a banda de rodagem substituída.

Leia também: 10 coisas que todo motorista deveria saber sobre pneus

Diferença entre pneus novos, recapados, recauchutados e remold

  • Pneus novos: nunca sofreram nenhum tipo de uso e nem reforma, além de trazerem um desempenho melhor na estrada para o seu veículo. A vida útil média é de 50.000 a 60.000 km.
  • Pneus recapados: aproveitam a carcaça de pneus usados, mas apenas a banda de rodagem (parte externa) é substituída. São mais comuns em veículos pesados, como ônibus e caminhões. A durabilidade é menor que pneus novos, mas podem oferecer um bom custo-benefício.
  • Pneu recauchutado: a banda de rodagem (externa) e os ombros (entre a banda de rodagem e o flanco- lateral do pneu) são substituídos. É importante lembrar que pneus recauchutados podem ser utilizados apenas em carros de passeio ou veículos comerciais leves. Não é permitido rodar com esse tipo de pneu reformado em caminhões e ônibus. Seu tempo de vida útil é 50% menor em relação a um pneu novo. Limite de até três reformas e sete anos de uso da carcaça.
  • Pneu remold(ado): são os mais completos em termos de reforma, com substituição da borracha da banda de rodagem, ombros e toda a superfícies dos flancos. Ou seja, são totalmente reformados. Duram em média entre 25.000 e 30.000 km. Podem ter durabilidade inferior aos recauchutados, dependendo da qualidade da carcaça e do processo de fabricação.

E quais as vantagens do Pneu remold?

Quando falamos em vantagens do remold, não podemos esquecer de citar o principal: ajuda o meio ambiente! É essencial para a diminuição de lixo (reutilizar carcaça) e ainda utiliza menos petróleo na sua produção. Veja todas as vantagens:

Sustentabilidade

Por usar uma carcaça já existente, a remoldagem evita que pneus usados sejam descartados em aterros sanitários ou de forma inadequada, reduzindo significativamente o impacto ambiental. Além disso, utiliza menos petróleo na fabricação, contribuindo para uma cadeia produtiva mais ecológica.

Variedade de opções

A ampla variedade de modelos permite que o consumidor encontre pneus remoldados compatíveis com veículos mais antigos ou com medidas que não são mais fabricadas ou que são mais difíceis de encontrar no mercado de pneus novos.

É mais barato

O preço é um dos principais atrativos do pneu remoldado. Ele pode ser até 50% mais barato do que um novo. Isso faz com que ele seja um pneu mais barato e é o melhor custo x benefício dentre as opções que comentamos.

Porém, lembre-se sempre de verificar a procedência do pneu antes de fazer uma aquisição, seja remoldado, recapado ou novo. É essencial verificar se o pneu remold possui o selo do Inmetro, o que comprova que ele seguiu todas as regras necessárias para a fabricação, passou por testes de segurança e está dentro dos padrões exigidos.

Pneu remold é seguro?

Sim, desde que respeitadas as exigências legais.

Segundo a Resolução nº 158/2004 do Contran, é proibido o uso de pneus reformados (recapados, recauchutados ou remoldados) em motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos. Em veículos de passeio, utilitários, caminhonetes e caminhões, o uso é permitido — desde que o pneu tenha o selo do Inmetro.

Atenção: usar pneu reformado em veículos proibidos configura infração grave, sujeitando o infrator às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como multa e pontos na CNH.

Qualidade da borracha importa

Ainda no quesito segurança do pneu remold, a qualidade da borracha é um item muito importante quando falamos de segurança. E um exemplo de borracha de qualidade em pneus remold e recapados é a “VIPAL”, com fábrica desde 1973. 

A Vipal Borrachas introduziu no Brasil a técnica de vulcanização a frio e foi também a primeira empresa brasileira no setor de reforma de pneus a conquistar a certificação ISO 9002, em 1995. Hoje, possui a certificação ISO 9001:2015, que define requisitos para garantir padrões de qualidade com objetivo de buscar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua das empresas.

Pneu remold passa na vistoria?

Sim, o pneu remold passa nas vistorias do Detran, desde que possua o selo do Inmetro e esteja em boas condições (sem bolhas, rasgos ou desgaste excessivo). É fundamental que o pneu remold possua a certificação Inmetro, indicando que passou por testes de qualidade e segurança.

Veja também: 5 sinais de que você precisa trocar os pneus

E aí, vale a pena optar por pneus remold?

Com certeza vale – e muito – a pena. Os pneus remoldados oferecem um excelente custo-benefício, além de uma possível melhora na aparência e também no desempenho do veículo. Nunca esqueça de optar por uma empresa que tenha certificação no Inmetro. Atendida essa característica, o pneu remold é uma ótima opção!

Onde encontrar pneus remold de qualidade

A Centro Sul é uma distribuidora especializada em pneus remoldados de alta qualidade. Todos os nossos produtos têm certificação do Inmetro e 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Venha até uma de nossas lojas, conte com nosso atendimento diferenciado e adquira produtos com qualidade incomparável. Confira os modelos de pneus remold disponíveis em nosso site e não esqueça: temos preços de pneu remold direto de fábrica!

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

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