Blog Centro Sul

Quer aumentar a vida útil dos pneus? A Centro Sul te ensina como

Atualmente, com o valor dos produtos subindo, prolongar a vida útil do que adquirimos é uma necessidade. Os pneus, apesar de sofrerem desgaste ao longo do tempo, também podem durar mais se submetidos a cuidados com a sua conservação e a alguns hábitos simples. Aqui, nesse post, iremos ensinar como aumentar a vida útil dos pneus e fazer o seu investimento render mais.

Importância de manter os pneus do seu veículo em bom estado

Mais do que deixar os pneus limpos e bonitos, preservá-los vai lhe trazer uma série de benefícios. Manter os serviços e a manutenção em dia garante que você tenha muito mais segurança, conforto e desempenho nas estradas. Afinal de contas, um pneu em condições precárias pode fazer com que o veículo perca tração, consuma mais combustível, trepide ou tenha a condução dificultada, por exemplo.

Pneu bem cuidado e higienizado
Pneu bem cuidado e higienizado – Foto: Divulgação

Qual a durabilidade de um pneu?

Essa é uma pergunta difícil pois não existe resposta exata que determine a vida útil de pneus de carro ou a vida útil de pneus de moto. Contudo, podemos dizer que pneus originais para veículos de passeio costumam durar entre 40 e 60 mil quilômetros antes de precisarem ser trocados.

Mas existem diversos fatores que podem alterar esta previsão. Inclusive, é possível que esta expectativa seja reduzida pela metade em alguns casos! Tudo depende de:

  • Qualidade dos pneus adquiridos (pneus de baixa qualidade duram menos);
  • Se a pessoa que conduz dirige de forma imprudente, acelerando ou freando bruscamente;
  • O tipo de estrada em que o veículo costuma trafegar (estradas de terra ou acidentadas podem prejudicar os pneus);
  • Descuido com a manutenção.

Saiba mais: Como armazenar pneus corretamente

Como saber a durabilidade de um pneu através do índice Treadwear

Felizmente, alguns pneus trazem uma informação no costado que indica sua durabilidade, o chamado índice Treadwear (nem todos pneus apresentam esta informação). Este número varia de 60 a 620 e serve para indicar o índice de desgaste de um pneu. Quanto menor o valor, mais rápido ele se desgasta.

É importante mencionar, porém, que os valores do índice não são globais e cada fabricante possui seu valor de referência. Existem casos em que um pneu do fabricante “A”, com um índice Treadwear maior, se desgasta mais rápido que um outro pneu do fabricante “B” que tem um índice Treadwear menor. Logo, podemos dizer que é seguro comparar os valores do índice Treadwear entre pneus de um mesmo fabricante, mas o mesmo não se aplica a modelos de diferentes marcas.

Índice Treadwear na lateral de um pneu
Índice Treadwear na lateral de um pneu – Foto: Divulgação

Como aumentar a durabilidade dos pneus

É normal que pneus se desgastem, é claro. Mas existem diversas maneiras de evitarmos que este desgaste ocorra de forma acelerada, ou até mesmo, precoce. Para que você possa aumentar a vida útil dos pneus e assim preservar o investimento que fez, preparamos uma série de dicas de como cuidar deste importante componente do seu veículo.

Calibragem

É essencial adquirir o hábito de calibrar seus pneus regularmente. De 15 em 15 dias é o período mais indicado para manter a maior durabilidade. A pressão baixa do pneu causa maior desgaste das bordas e diminui em até 30% a sua durabilidade. Por outro lado, uma pressão superior à indicada aumenta a probabilidade de estouros e o desgaste irregular da banda de rodagem.

Não subestime a importância do cuidado com a calibragem dos pneus do seu veículo. Afinal, estar com este procedimento em dia aumenta a segurança e a estabilidade do veículo. Inclusive, falando em benefícios e vantagens, aqui na Centro Sul nós disponibilizamos a calibragem com nitrogênio. Este tipo de calibragem dura muito mais que a padrão (pelo menos seis vezes mais) e pode ser utilizada em qualquer tipo de pneu, prolongando a sua vida útil!

Medidor de pressão conectado ao pneu do carro
Medidor de pressão conectado ao pneu do carro – Foto: Divulgação

Geometria e balanceamento

A geometria serve para ajustar os ângulos das rodas, garantindo que elas estejam em paralelo em relação ao solo e entre si. Assim, além de aumentar a vida útil dos pneus, seu veículo ganha maior estabilidade e absorve com maior eficácia os impactos. Garantir que esse “desenho” de rodas e ângulos esteja perfeitamente alinhado proporciona maior segurança e conforto ao dirigir.

Já o balanceamento distribui o peso igualmente ao longo de toda a circunferência do pneu, o que reduz vibrações tanto no volante, quanto no painel, instrumentos ou assentos do veículo. Isto aumenta a vida útil do pneu, garante um maior conforto na hora de dirigir e ajuda a reduzir ruídos internos!

Serviço de geometria para as rodas do carro
Serviço de geometria para as rodas do carro – Foto: Divulgação

Alinhamento das rodas

Com o passar do tempo, é possível que as rodas sofram deformações em função dos impactos sofridos nos terrenos percorridos. O alinhamento de rodas desentorta as rodas e garante que não ocorram desgastes de forma irregular nos pneus, o que proporciona uma maior economia! Além disto, o alinhamento diminui as chances de trepidações na direção, garantindo mais eficiência e estabilidade. Manter o alinhamento das rodas do automóvel em dia é muito importante para sua segurança e para o seu bolso!

Rodízio de pneus

Você sabia que o desgaste dos pneus dianteiros é diferente do desgaste que ocorre nos pneus traseiros? Isto ocorre em função das frenagens, da tração e das cargas. É por isto que o rodízio é importante. Ele garante que o desgaste ocorra igualmente entre todos os pneus, o que prolonga a vida útil do conjunto. Ah, lembrete importante: por mais que o rodízio de pneus seja indicado após 5 mil quilômetros rodados, isto varia de veículo para veículo. Portanto, se houver dúvida, a melhor maneira de saber se está na hora de realizar este serviço é consultando um profissional de confiança.

Respeite a capacidade de carga

Você sabia que os pneus possuem um limite de carga que podem suportar? É isto mesmo. Se você exagerar na carga, vai estar danificando diversos componentes do seu carro, como suspensões, amortecedores, freios e até mesmo os pneus, que acabam sofrendo um desgaste maior. Portanto, não exagerar no peso é aumentar a vida útil dos pneus e economizar dinheiro.

Para saber direitinho qual é este limite de carga máxima, basta observar a lateral dos seus pneus. Lá você encontra informações como medidas, a velocidade máxima que o pneu pode operar e a carga máxima estipulada pelo fabricante. Temos um artigo completo que ensina a ler as medidas do pneu. Confira.

Carro visivelmente sobrecarregado – Foto: Divulgação

Dirija com cuidado

Essa é uma das dicas mais importantes, sobretudo para sua segurança. Dirigir dentro dos limites de velocidade e com cuidado, além de aumentar a durabilidade dos pneus, garante que as vias sejam mais seguras para todos! Afinal, as aceleradas e frenagens bruscas, além de diminuírem drasticamente a vida útil dos pneus, pastilhas de freio e diversos outros componentes, ainda podem levar você a se envolver em um acidente! Confira também nosso post sobre como uma direção defensiva ajuda a preservar os pneus.

A importância de saber escolher o pneu ideal para seu veículo

Já ficou claro que os pneus impactam na integridade dos componentes do seu veículo, no seu bolso e na sua segurança. Por isto que é extremamente importante escolher um pneu adequado.

Aqui na Centro Sul Distribuidora de Pneus somos especialistas no assunto, por isto podemos lhe ajudar a escolher os modelos que melhor se adaptam ao seu veículo, estilo de vida e ao seu bolso! Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou visite uma de nossas lojas para saber mais:

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest