Blog Centro Sul

Direção defensiva ajuda a preservar os pneus

Você sabia que a forma com que você dirige afeta não somente a segurança de todos, mas também a durabilidade de peças e componentes do seu veículo? É isto mesmo. Assim como qualquer outra coisa, o seu carro também irá refletir a maneira com a qual você o utiliza. Então aproveite as dicas de direção defensiva abaixo para dirigir mais tranquilo e ainda poupar uma grana!

O que é direção defensiva?

Existem dois tipos de direção defensiva, a preventiva e a corretiva. Ambas são formas de dirigir e de se portar no trânsito. Através dela, o condutor tem a capacidade de identificar com antecedência situações potencialmente perigosas, prever consequências e ainda, tomar as decisões mais adequadas e seguras. Ou seja, este “estilo” de direção (que inclusive consta no manual do Denatran), ajuda a proteger todos os usuários das vias.

Direção defensiva preventiva

Este tipo de direção defensiva se refere à prática de antecipar perigos. Ao conduzir com atenção, o motorista ou motociclista, pode ter uma visão mais clara e abrangente do que está acontecendo ao seu redor. Desta forma pode evitar complicações antes mesmo que elas aconteçam.

Direção defensiva corretiva

A direção defensiva corretiva é utilizada quando uma situação de perigo ocorre sem que o condutor consiga antecipá-la. Vamos dizer que um acidente tenha acabado de acontecer à sua frente e você precise ter a rápida reação de desviar para evitar colidir. Este é um exemplo de direção defensiva corretiva.

Direção defensiva: Motorista com duas mãos ao volante
Motorista com as duas mãos ao volante – Foto: Divulgação

Principais causas de acidente de trânsito

É claro que ninguém quer que isto aconteça, mas infelizmente os acidentes ocorrem em um número bem expressivo nas vias e rodovias do país. Segundo o Observatório Nacional de Trânsito, através de análise estatística de dados, existem 3 principais fatores causadores de acidentes:

Motorista usando celular ao dirigir
Motorista utilizando celular ao volante – Foto: Divulgação

Fator humano:

  • Excesso de velocidade
  • Consumo de álcool antes de dirigir
  • Utilização de celular ao conduzir
  • Não utilizar setas/indicadores
  • Não respeitar a distância entre veículos

Estado das vias:

  • Estado de conservação
  • Condições da sinalização da via
  • A falta de acostamento
  • A falta de passarelas

Estado do veículo:

  • Manutenção e revisão do veículo não estarem em dia

Aumente a durabilidade dos pneus com a direção defensiva

Pode parecer brincadeira ou “conversinha”, mas o estado dos pneus depende totalmente da maneira que o veículo é conduzido. Ao dirigir de forma mais agressiva e inconsequente, você está fadado a danificar muito mais rápido os seus pneus (e outros componentes do veículo também). Fora que você estará muito mais predisposto a sofrer acidentes. E, em contrapartida, se você conduzir de forma defensiva, vai estar preservando seu veículo e a sua segurança. Então veja a seguir alguns fatores importantes que determinam se você vai preservar ou prejudicar os seus pneus:

Mais velocidade, menos tempo para reagir

Pisar fundo e acelerar ignorando os limites de velocidade é a forma mais rápida de se envolver em acidentes e danificar o seu veículo. Afinal de contas, quanto mais rápido você está trafegando, menos tempo você terá para tomar qualquer medida defensiva no caso de uma situação de perigo. Seja um acidente, um buraco ou um obstáculo na pista.

Carro em alta velocidade
Carro em alta velocidade durante uma curva – Foto: Divulgação

Não passe por cima de refletores, separadores ou guias

Como acabamos de falar logo acima, em caso de colisão com obstáculos, até mesmo com refletores, separadores ou guias, você estará danificando seus pneus. Nestas situações não é raro que ocorra uma ruptura da estrutura interna, deformação ou bolhas e cortes. Ou seja, uma possível substituição de pneu e um gasto que poderia ter sido evitado!

Pneu com bolha na lateral
Bolha na lateral do pneu – Foto: Divulgação

Saiba mais: 5 sinais de que você precisa trocar os pneus

Sobrecarregar o veículo também sobrecarrega o seu bolso!

Não é incomum querermos aproveitar ao máximo o espaço interno e do bagageiro, carregando mais do que deveríamos. Isto pode resultar em uma sobrecarga, o que não é nada bom! Além de danificar a estrutura do seu veículo, como amortecedores e pneus, por exemplo, a dirigibilidade pode ser prejudicada. Ou seja, na hora de querer “poupar viagem” ou tempo, você pode estar é gastando dinheiro e arriscando sua segurança. Com a sobrecarga é possível até mesmo que um pneu simplesmente estoure enquanto você dirige. O perigo é enorme!

Motorista sobrecarregando o veículo
Motorista sobrecarregando o veículo – Foto: Divulgação

Os riscos e prejuízos de andar na “banguela”

A famosa “banguela”, o “deixar correr”, dirigir sem estar engrenado. Além disto ser ilegal, é extremamente perigoso e prejudicial ao seu veículo. Você pode danificar todo o sistema de transmissão e ainda por cima, está deliberadamente aumentando o espaço necessário na hora da frenagem. Isto pode resultar em freadas mais violentas, o que danifica os freios, pneus e de quebra, ainda pode terminar em acidente.

Motorista conduzindo na "banguela"
Além de perigoso, é ilegal conduzir na “banguela” – Foto: Divulgação

Dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

Já falamos aqui no blog sobre como aumentar a vida útil dos pneus. Mas agora que você também aprendeu sobre como dirigir de uma forma mais segura e econômica, vamos a rápidas dicas adicionais para aumentar ainda mais a durabilidade dos pneus. Afinal de contas, economizar é sempre bom, não é mesmo?

Pneus em ótimas condições
Pneus em ótimas condições – Foto: Divulgação

Não estacione sobre manchas de óleo

Pode parecer bobagem, mas estas manchas de óleo e seus derivados, contém produtos químicos que ressecam os pneus. Isto reduz a resistência e a durabilidade, o que pode terminar em furos e cortes que poderiam ter sido evitados. Aliás, muitos produtos utilizados na hora de lavar o seu veículo podem conter solventes, o efeito prejudicial é o mesmo. Preste atenção!

Verifique as válvulas de ar (bicos)

Estas pequenas peças, além de fáceis de serem retiradas e perdidas, podem (caso ausentes) dar uma tremenda dor de cabeça. Além de manter o ar dentro dos pneus, elas impedem que a sujeira entre. Então quando você for calibrar, é sempre válido dar uma conferida nas válvulas e nas benditas “tampinhas”. Isto evita que você termine com os pneus murchos ou repletos de sujeira.

E aí, curtiu todas estas dicas preciosas? Então aqui vai a maior delas, na hora de trocar pneus, fazer geometria, balanceamento, calibragem ou qualquer outro serviço destes, escolha a Centro Sul. Aqui você garante serviços e produtos especializados e de qualidade!

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Twitter
Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest