Blog Centro Sul

Aprenda com especialistas como conservar as rodas do seu carro

Há quem diga que cuidar das rodas do carro é apenas uma questão estética mas, com o perdão do trocadilho, estão “redondamente” enganados. Afinal, elas também são partes essenciais no veículo e conservar as rodas do carro de forma adequada traz mais segurança, conforto e até economia para o condutor.

Nesse post, vamos abordar alguns tópicos de fabricação, como conservar suas rodas, quais as manutenções necessárias para que o seu pneu não sofra alterações e muito mais. Boa leitura!

Tipos de rodas

As rodas podem ser fabricadas de diferentes formas e com inúmeras composições. Os principais materiais para rodas são: alumínio, polímero (diversos tipos), aço, ferro fundido e aço inoxidável. Existem desde rodas para carrinho de supermercado até as rodas para avião, que variam muito dependendo da sua aplicabilidade.

Já nas rodas de carros, que possuem o pneu ao seu redor, observamos dois tipos diferentes. As rodas chamadas de “liga leve”, que normalmente são feitas de alumínio, e as rodas tradicionais, que são feitas de ferro. E independente do tipo, uma coisa é certa, todas precisam de manutenção e conservação.

Dicas para conservação das suas rodas

Roda arranhada
Roda arranhada – Foto: Divulgação

Como mencionamos antes, cuidar das rodas do seu carro é cuidar da sua segurança, do seu conforto e do seu bolso! É por isto que preparamos uma lista com diversas dicas úteis de como conservar melhor este importante componente automotivo que são as rodas. Acompanhe:

Mantenha a calibragem dos pneus em dia

Uma dica essencial para cuidar das rodas e ao mesmo tempo dos pneus é a calibragem. Calibre seus pneus de 15 em 15 dias para que mantenham a pressão correta, isto evita que as rodas amassem ou, na pior das hipóteses, quebrem. Uma forma super interessante de fazer isto é através do serviço de calibragem de nitrogênio da Centro Sul. Este tipo de calibragem dura mais tempo que a tradicional e ajuda a conservar os pneus e a cuidar das rodas do seu carro.

Evite passar em buracos

Pode parecer óbvio, mas passar em buracos é mais danoso do que parece e causar mais do que um susto pelo barulho, mas um susto no seu bolso também. Afinal de contas, o impacto afeta pneus, rodas e amortecedores, tudo de uma só vez. Ou seja, pneus rasgados, rodas com ângulos alterados ou amassadas e amortecedores danificados são cenários desagradáveis, mas possíveis nestes casos. Uma dica é exercer sempre a direção defensiva. Isto além de cuidar das rodas, ajuda você a evitar buracos e até mesmo acidentes!

Carro passando em um buraco na estrada
Carro passando em um buraco na estrada – Foto: Divulgação

Mantenha os serviços de alinhamento e balanceamento em dia

Se você deixar estes importantes serviços para depois, pode se arrepender. Com eles você garante que as rodas do seu veículo estejam alinhadas e devidamente balanceadas. Assim você evita desgastes irregulares dos pneus, protege seu carro de vibrações excessivas (que acabam afrouxando peças e trazendo barulhos desagradáveis) e previne dados às rodas. Além das visíveis vantagens na economia, manter o alinhamento e o balanceamento em dia também proporcionam mais segurança ao trafegar.

Limpe as rodas do carro com frequência

Poeira e sujeira acumuladas podem ocasionar corrosões e oxidação, o que acaba com a beleza e prejudica o bom funcionamento tanto das rodas, quanto dos demais componentes do carro. É por isto que é importante manter a limpeza em dia. Mas atenção, é importante ter cuidado na hora de lavar o seu carro! Não utilize produtos de limpeza que sejam derivados do petróleo (como o querosene), eles podem danificar a pintura e o verniz. Use apenas produtos específicos para limpeza automotiva, esponjas não abrasivas e escovas de cerdas macias. Assim você evita riscos e arranhões. Por fim, se quiser, você pode inclusive investir em uma boa cera protetora, isto ajuda muito.

Os pneus também precisam de cuidados!

Que cuidar das rodas do carro é algo essencial, isto já ficou claro, mas tão importantes quanto, são os pneus. Muitas das dicas que passamos aqui também acabam protegendo estes componentes e isto é ótimo. Um pneu em boas condições ajuda a facilitar a condução do veículo, enquanto um pneu que não passa por verificações pode inclusive ocasionar acidentes! Portanto, nunca se esqueça, cuidar dos pneus do seu carro, é cuidar da sua segurança e do seu bolso.

Estraguei minha roda, e agora?

Roda amassada
Roda amassada – Foto: Divulgação

Mesmo seguindo à risca as melhores dicas de conservação de rodas, imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Se você se descuidou, caiu em algum buraco com o pneu murcho, subiu o meio-fio ou simplesmente raspou as rodas em algum lugar, saiba que a maioria dessas coisas tem conserto. Nem tudo está perdido, afinal o conserto das rodas pode ser possível. Uma ótima notícia já que todos sabemos o quão importante é economizar. Inclusive, falando em economia e preços, você sabia que existem rodas que custam mais que carros novos no Brasil? Incrível!

Mas voltando ao como podemos prevenir ou remediar estragos, no caso de rodas de ferro, uma possível solução são as CALOTAS. Além de diversificar o visual das rodas do seu carro, elas ainda protegem, ou até mesmo escondem imperfeições. Ou seja, o uso de calotas pode ser uma medida econômica e prática para quem tem rodas de ferro.

Raspei minha roda no meio-fio, o que fazer?

Todos já passamos pela “dor no coração” que é ouvir e sentir que raspamos a roda no meio-fio, não é mesmo? Mas tenha calma, existe solução! O processo de reparo, por mais estranho que pareça, é realizado nas quatro rodas do carro (mesmo que apenas uma esteja arranhada). Isto ocorre para que não existam diferenças visuais entre as rodas.

Um lixamento é realizado, o que remove toda a tinta e arranhões mais superficiais também. No caso de danos mais profundos, a roda precisa passar por um processo de solda ou aplicação de massa plástica. A última etapa do processo de reparo é a pintura e aplicação de verniz. Esta parte pode ser um pouco mais complexa (e custosa) caso as rodas do seu carro sejam diamantadas. Mas isto é esperado, já que a pintura espelhada precisa ser recuperada.

Carro estacionado próximo ao meio-fio
Carro estacionado próximo ao meio-fio – Foto: Divulgação

E como saber se devo trocar as rodas?

Infelizmente, existem casos em que o reparo não é possível e nem indicado. Isto ocorre quando as rodas do carro estão trincadas. Esta situação é delicada, pois uma roda trincada acarreta diversos riscos, já que prejudica o alinhamento e pode danificar suspensão e freios. Além disto, rodas trincadas também têm menos resistência, ou seja, não suportam a carga que deveriam. Especialmente se estamos falando de trincas radiais, que estão no eixo da roda, próximas ao ponto de fixação dos parafusos. Portanto, caso as rodas estejam trincadas, a indicação é trocá-las!

Fora estes cenários, existem outros que merecem atenção como, por exemplo, quando você começa a notar um desgaste irregular nos seus pneus. Isto pode ser sinal de que uma roda está desalinhada (o que não necessariamente pede por uma troca) ou empenada (quando em alguns casos a troca é indicada).

Por fim, caso as rodas do seu carro estejam enferrujadas ou com sinais de corrosão, pode ser que a proteção contra oxidação não esteja mais funcionando como deveria. A dica aqui é levar seu carro para uma avaliação profissional. Assim é possível determinar se é possível realizar reparos ou se a troca da peça é a única alternativa.

Resumindo, trocar as rodas é uma medida que ajuda a garantir a sua segurança, evitar acidentes e ainda visa o bom funcionamento do veículo.

Onde encontrar o serviço de conserto (desempeno) de rodas de ferro e de liga

Se você está em Porto Alegre ou na Serra Gaúcha, você pode contar com serviços especializados para rodas e pneus na Centro Sul. Aqui você é atendido por uma equipe de profissionais qualificados, além de garantir os melhores serviços e produtos pelos melhores preços!

Entre em contato conosco pelo Whatsapp ou, caso prefira conversar pessoalmente, confira abaixo os endereços de nossas lojas:

Distribuidora de Pneus em Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Distribuidora de Pneus em Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

Além dos consertos de roda, lembre-se sempre de calibrar seus pneus, fazer o balanceamento, geometria, cambagem e todas as manutenções necessárias para que seu veículo dure mais e não pese mais ainda em seu bolso. Todas essas dicas fazem com que a vida útil do seu pneu aumente.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest