Blog Centro Sul

Quais são as motos mais econômicas do Brasil?

Seja pelo aumento do preço do combustível, pela crescente disputa por espaço no trânsito, oportunidade de trabalho, praticidade ou simplesmente pela economia proporcionada de maneira geral, as motocicletas têm sido cada vez mais procuradas pelos brasileiros. Aliás, se você também está procurando pelas motos mais econômicas do Brasil, este texto é para você!

A motocicleta no dia a dia do brasileiro

Como comentamos antes, motos mais econômicas são alvo de muita procura, mas as vantagens das motocicletas não param por aí. Este tipo de veículo proporciona uma praticidade imensa, principalmente tradando-se de vias urbanas. O trânsito nas grandes cidades pode ser caótico e o espaço então, nem se fala, quase inexistente. É aí que entra mais um dos grandes benefícios das motos, o pouco espaço necessário para manobrar, transitar e estacionar. Portanto, quando a realidade é de quem precisa enfrentar ruas abarrotadas para chegar ao seu destino, as motocicletas podem ser a melhor alternativa.

Motocicletas no movimentado trânsito urbano
Motocicletas no movimentado trânsito urbano – Foto: Divulgação

Brasil tem mais motos ou carros?

Se formos analisar os números totais, os carros ainda são mais numerosos. Segundo dados do IBGE, em 2022 o Brasil tinha um total de 115.116.532 veículos, sendo 60.459.290 automóveis e 25.746.762 motocicletas. Ou seja, menos da metade do tamanho da frota de carros.

Embora os números ainda indiquem que carros são mais populares, é importante notar que entre 2019 e 2022, houve um amento de 10,2% no número de residências com motos. Em 2019 eram 23,8% das residências com moto, já em 2022 esta porcentagem subiu para 25%. Um aumento de 1,2 ponto percentual, que é bem superior ao aumento dos carros, que foi de apenas 0,4 ponto percentual! Parte deste crescimento pode ser consequência da pandemia de covid-19 e da explosão de serviços por aplicativos.

Frota de motocicletas estacionadas na rua
Frota de motocicletas estacionadas na rua – Foto: Divulgação

A importância do estilo de rodagem com a moto

Escolher motos mais econômicas vai além de analisar números relativos ao consumo de combustível. Afinal, existem diversos tipos de moto, cada um com uma finalidade específica. É imprescindível que exista uma coerência entre o que a moto oferece e o que você precisa. Afinal de contas, de nada adianta comprar uma biz se o que você precisa é de uma motocicleta off-road, não é mesmo? A moto além de não rodar bem neste tipo de terreno, teria mais desgaste e necessidade de manutenção. Você acabaria tendo prejuízo! Por isso, vamos abordar alguns dos diferentes tipos de motocicletas, suas principais características e tipo de rodagem indicada. Acompanhe:

Scooters

Diferente das demais motos, o condutor vai sentado ao dirigir uma scooter, não montado. Fora isto, na maioria das scooters o câmbio é automático do tipo CVT, ou seja, a pilotagem é feita apenas com as mãos, não existe troca manual de marchas. Estas duas características somadas trazem mais praticidade e comodidade. Além destas questões mais relativas à conforto, as scooters são motos mais econômicas e mais leves que as demais. Portanto, os pontos fortes deste tipo de moto são o baixo consumo de gasolina e o conforto que elas trazem.

Honda Biz estacionada na cidade
Honda Biz estacionada na cidade – Foto: Divulgação

Scooter mais econômica de 2023

Se a sua praia realmente é conforto e motos mais econômicas, as scooters serão suas melhores amigas. Por isto nós preparamos um pequeno apanhado das scooters mais econômicas de 2023, assim você pode avaliar e, quem sabe, até mesmo decidir qual delas adquirir para deixar a sua vida mais prática e fácil!

  • Haojue Nex: 72 km/litro;
  • Honda Biz 110i: 45 km/litro;
  • Honda PCX 160: 44 km/litro.

City

Se você precisa de uma motocicleta para rodar bastante, que tenham uma excelente dirigibilidade e sejam especialmente conhecidas por sua funcionalidade, as city são para você. Este tipo de motocicleta foi projetado pensando nos condutores das grandes cidades, que precisam superar os desafios do carregado trânsito urbano, para que sejam verdadeiras parceiras no dia a dia!

Motocicleta estilo city sendo pilotada na estrada
Motocicleta estilo city sendo pilotada na estrada – Foto: Divulgação

City mais econômica de 2023

Se você está pensando em adquirir uma motocicleta estilo city, o consumo de combustível também é um importantíssimo fator a ser levado em consideração. Afinal de contas, como comentamos antes, as city são indicadas para trânsito urbano e muita rodagem, ou seja, é preciso prestar atenção em quais destas motos são mais econômicas. Confira os modelos mais econômicos de 2023:

  • Honda Pop 110i: 55 km/litro;
  • Haouje Dk 150: 48 km/litro;
  • Honda CG 160: 41 km/litro.

Trail

Quando falamos que uma moto é do estilo trail (trilha em inglês), estamos nos referindo ao tipo de moto que é destinado para um uso misto. Que conseguem rodar tanto em vias pavimentadas quanto em estradas de terra. Ou seja, não são motocicletas exclusivamente off-road, mas se preciso for, desempenham bem nestas circunstâncias. Para isto, as trail contam com suspensões de longo curso, que muitas vezes chegam até nos 30 cm de comprimento. Além disto, costumam ter um grande vão livre do solo e rodas grandes, geralmente de 21 e 18 polegadas.

Motocicleta estilo trail sendo pilotada na estrada
Motocicleta estilo trail sendo pilotada na estrada – Foto: Divulgação

Trail mais econômica de 2023

Se a sua necessidade é ser capaz de transitar tanto em vias pavimentadas quanto em estradas de terra, sem se preocupar, as motos trail são as indicadas para você! Mas, como economia é bom e todos gostamos, separamos dois modelos de motocicletas trail que além de superarem os desafios de diversos tipos de estrada, superam o desafio que é pilotar com economia:

  • Honda Bros 160: 47 km/litro;
  • Yamaha Crosser 150: 38 km/litro.

Economia que vai além do consumo de combustível

De maneira geral, podemos perceber que motocicletas são mais econômicas que os automóveis, além de serem mais práticas e ocuparem menos espaço. Porém, como você conseguiu notar, para economizar é preciso entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de moto que existem. Adequar a proposta ao uso. E isto se aplica não só à motocicletas, mas aos mais variados e importantes componentes automobilísticos também, como por exemplo, os pneus!

Na hora de procurar por serviços e pneus para motos, é importante escolher a empresa certa. Que tenha uma equipe que realmente entenda suas necessidades e seja especializada no que faz! Então aqui a dica é muito simples. Para encontrar economia aliada de qualidade, passe agora mesmo na Centro Sul!

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Porto Alegre

Endereço: Rua Irmã Teresilda Steffen, 506 (travessa com a Av. Manoel Elias). Bairro Protásio Alves.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 08h às 12:00 hs.
Fones: (51) 3340.3511 / (51) 99226.5855.

Centro Sul Distribuidora de Pneus – Loja Caxias do Sul

Endereço: Br116, km152, 21338 – Bairro Planalto.
Clique aqui para acessar a localização
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 08h às 12h.
Fones: (54) 3067.3755 / (54) 99914.8926.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no Pinterest